Fórum Barbear Tradicional
Pergunta aos amigos do BTB. - Versão de Impressão

+- Fórum Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br)
+-- Fórum: Barbear Tradicional (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-7.html)
+--- Fórum: Barbear Diversos (https://www.barbeartradicional.com.br/forum-36.html)
+--- Tópico: Pergunta aos amigos do BTB. (/thread-1366.html)

Pergunta aos amigos do BTB. - Maximus Brow - 28-09-2026

Pergunta aos amigos do BTB.

Caros amigos do barbear tradicional,

Gostaria de fazer uma pergunta aos amigos do fórum: qual tema vocês mais gostam de conversar, discutir e trocar ideias quando o assunto é barbear clássico?

Lâminas? Safety razors? Pincéis? Sabões e cremes? Navalhas?, as fotos do Insta do João Americo?

Eu, particularmente, gosto muito de falar sobre três assuntos:

1. Barbeadores vintage. É algo que aprecio muito e sobre o qual consigo passar horas conversando com um amigo.

2. Barbeadores open comb. É, sem dúvida, o meu estilo preferido de barbeador.

3. E, finalmente, falar mal do King C. Gillette.

Sim, eu simplesmente não consigo compreender como um aparelho tão aquém do nome que carrega pode ser associado ao próprio criador da Gillette.

A máquina é cara, pouco eficiente e, na minha opinião, absolutamente indigna da alcunha que recebeu.

Confesso aos vossos senhores que, quando estou de mal com a vida, vou para o meu banheiro com o KCG na mão, observo-o atentamente e o insulto das formas mais inimagináveis.

E, depois de três ou quatro minutos nessa prática, estou pronto para encarar a vida de frente. Nada de Rivotril... apenas uma boa sessão de desabafo.

Mas vamos deixar minhas preferências e minhas amarguras de lado.

Quero saber de vocês: quais são os temas de que vocês mais gostam de falar, discutir, debater e trocar experiências?

Lâminas, máquinas, técnicas, história, fabricantes, produtos ou alguma outra coisa?

Estou curioso para saber.

Abraços,

RE: Pergunta aos amigos do BTB. - thony - 28-09-2026

No meu caso, s m dúvida: falar d máquinas

RE: Pergunta aos amigos do BTB. - Maximus Brow - 28-09-2026

Caro Thonny,

Creio que, se tivéssemos um grupo no WhatsApp apenas para falar de barbeadores atuais e vintage, passaríamos uns 70% do nosso dia trocando mensagens.

Família? Trabalho? Filhos? Casamento? Tudo seria relegado à famosa frase:

“Depois eu vejo isso.”

abs.

RE: Pergunta aos amigos do BTB. - Haok - 29-09-2026

Quando o assunto é o barbear clássico, sinto que depende do público.

Quando estou com colegas que também são entusiastas e colecionadores, a conversa vai longe, passando sobre máquinas, lâminas, navalhas, pedras, afiação (o tema de afiação por si só rende umas boas horas de conversa).

Porém, quando a roda de colegas não conhece o tema, geralmente começo contando como descobri o hobby. Depois disso é natural que algumas perguntas interessantes apareçam e é neste momento que eu começo a descer na toca do coelho! Eu tive um amigo inclusive que começou no barbear clássico assim. Viu alguma foto que eu havia postado uns anos atrás, me fez algumas perguntas e alguns dias depois me mandou uma foto de uma safety razor e uma caixinha de lâminas.

RE: Pergunta aos amigos do BTB. - Maximus Brow - 29-09-2026

Caro Haok,

Está lançado o desafio!

Se possível, faça um post contando sua trajetória no barbear clássico: como começou, de onde veio seu interesse pelo assunto e o que o levou a entrar nesse mundo.

Se puder, seria muito interessante incluir também fotos de alguns dos equipamentos que fizeram e ainda fazem parte dessa história.

Creio que, assim como eu, os demais colegas também estão ávidos para saber como, onde e por que esse hobby começou para você.

Um grande abraço!

RE: Pergunta aos amigos do BTB. - Haok - 29-09-2026

(6 horas atrás)Maximus Brow Escreveu: Caro Haok,

Está lançado o desafio!

Se possível, faça um post contando sua trajetória no barbear clássico: como começou, de onde veio seu interesse pelo assunto e o que o levou a entrar nesse mundo.

Se puder, seria muito interessante incluir também fotos de alguns dos equipamentos que fizeram e ainda fazem parte dessa história.

Creio que, assim como eu, os demais colegas também estão ávidos para saber como, onde e por que esse hobby começou para você.

Um grande abraço!

Pode deixar, em breve prepararei um post contando um pouco mais sobre a minha trajetória! Vou tirar um tempo para fotografar algumas coisas também!

Abraços!