Como comecei no Barbear Tradicional

5 Respostas, 180 Views

Hoje, faz 11 anos que me converti ao wet shaving . Me  inscrevi neste fórum (melhor dizendo: confraria em 2017), bendita hora aliás...........Aqui aprendi, pesquisei, estudei...........Li muita coisa, algumas paradoxalmente contraditórias no começo, por exemplo: uns gostavam da lâmina A, Outros  detestavam a mesma lâmina.
Como profissional de exatas, tenho um raciocínio cartesiano, e contradições me instigam.
Li muitos reviews, que me foram muito úteis, acompanhei tópicos de assuntos que agregaram muito.
Já passei dos 50 anos, e quando adolescente  utilizei uma safety razor, e  hoje já devidamente aculturado nas lides barbísticas, sei que era uma Gilete Regente. Foi por esta época, que apareceram as multilâminas, e era o must...........Passei a  utiliza-las, primeiro as de 2 lâminas, e como tudo muda,anos após ,  passei a usar as de 3  lâminas.
Mas deixe me explanar o porque procurei o barbear a moda antiga, como faziam meus antepassados: Por muito tempo, tive problemas de irritação na pele, até uma tal de “foliculite” devidamente diagnosticada por uma médica modernosa, que afirmou que as lâminas me irritavam a pele e me sugeriu usar barbeadores elétricos para minimizar o estrago epidérmico (minha pele vivia irritada).
O barbeador elétrico não resolveu muito, pois os Philishave da vida, tambem irritam a pele, Alem claro, de não fazerem o trabalho básico: cortar a barba direito. Com isto , após uns anos, radicalizei : usei Barba por uns 15 anos .
Passado esta fase , por questões profissionais, minha chefa a época, uma reitora educadíssima, sugeriu com muito tato, que eu deveria me apresentar  de forma mais conservadora, de barba feita. Convencer ela não convenceu, mas como  pediu com jeitinho, e ela era quem mandava por la, acatei.
Recomeçaram os problemas de pele......
Voltei a usar novamente os barbeadores elétricos, desta feita, pesquisei e comprei um Braun Alemão, o supra sumo em matéria de barbear moderno, que reconheço, barbeava melhor que os nacionais, mas tambem irritava a pele.E em certos lugares, não ficava bem feita  (locais com dobras, pescoço, etc).
Quando havia um evento mais importante, usava mach 3, ao menos tirava todos os pelos do rosto e pescoço......e ia com cara irritada mesmo.
Assim fui levando vários anos, me barbeava 2 vezes na semana( e olha La).
Nisso ganhei uma safety razor, daquelas de  portinhas.....................Uma vie long TTO, que apesar de bonitona, imponente, não era muito amigavel, me provocou muitos cortes............Cada uso era uma sangria ......(Soubesse oque sei hoje, teria domada a bichinha)
Foi quando descobri o fórum , inicialmente vendo videos no Youtube, vi o Gago, se barbeando com uma rapidez impressionante ( o cara é abusado, falava enquanto se barbeava) e sem se cortar  (ate pensei, ele tem cara de aço), gago sorria, zuava, e não saia nenhuma gotinha de sangue......................e  resolvi acompanhar isso de perto, passei a ler os posts do forum, e logo me inscrevi.
Aqui descobri muita coisa que ninguém sabe (o BT é uma arte meio perdida), a começar pelo ângulo a se usar com uma safety razor, a importância da espuma , do pincel (um Marco Boni que eu achava o Maximo).  Descobri ate que existiam mais marcas de Laminas alem das Wilkinson (que eu culpava pelos resultados ruins que tinha), cuidados com a pele.
A recepção aqui foi muito boa, os confrades sempre disponíveis para tirar duvidas, dar conselhos.........................as coisas melhoraram, de vários cortes numa barba, passei a ter apenas 2 ou 3  e uns Nicks (convenhamos, uma melhora significativa)
Quando estava pegando o jeito, um tio idoso passou aqui em casa , viu a SR e se apaixonou, alegando que usava  uma parecida nos velhos tempos (como eu já não estava muito intimo dela, pelo contrario) , dei –lhe de presente e passei a usar um navalhete  (coisa de macho alpha, destemido).
Aqui vai um parênteses, ideia infeliz o navalhete.......................se bobear, cortou......................sangria certa................e isso ocorria com uma frequência impressionante.
Tem de usar com muita calma, zero pressão, e qualquer descuido se paga literalmente com sangue...........................Fiquei uns tempos como piloto de navalhete e tava ate pegando o jeito (mas levava um tempão a se barbear). Fecho aqui o parenteses, antes que me perca nele .
Nisso,  um confrade me presenteou com uma Gilete Monotech, e achei a pequenina (comparando com a vie long que conhecia)..................E após usa-la , foi paixão a primeira vista, rolou um clima entre nós (eu e a monotech),pois  em poucos dias dominei a maquina.................Até fiz um review dela (pretensioso né?)..........Sem dúvidas, hj é minha SR predileta  .
Impressiona- me como SRs de decadas atrás são suaves e eficientes. Depois disso, usei tambem uma Gilette Regente e Uma PG Slant (cada uma com uma nuance diferente, oque ajudou no aprendizado).
Testei cerca de 40 tipos de lâminas, até achar as que me dou bem (tentativa e erro).
Passado tantos  anos desde minha entrada nesta confraria, me sinto orgulhoso quando uso uma Sr e sai um BBS sem cortes, irritações ou coisa  parecida.
Só não me sinto o super homem, porque , neste meio tempo, troquei mil MPs com os confrades (não mencionarei nomes , por receio de esquecer algum, mas foram muitos) , sempre atenciosos comigo e minhas duvidas de principiante (e não foram poucas vezes).
A todos deixo aqui meus agradecimentos sinceros, sem vocês, teria desistido logo no começo.
Aprendi muito de técnica barbística ,  usei Navalhete e varias Srs, e hoje me sinto capaz de fazer a barba como se deve. O barbear Tradicional, sei la porque, se tornou um nicho meio obscuro no mercado, mesmo assim achamos insumos de barbear no Brasil................laminas, pinceis, cremes, etc.....tem aqui (mesmo importado, tem a  venda), verde e  amarelo (sou nacionalista hehehehehe).Porque importar, com correios ruins, demora, taxações.............se temos aqui mesmo a maioria dos insumos que precisamos.
Se aprendi tudo? Não, longe disso..................
Tem as single edge a conhecer....................... As navalhas (fascinante aliás)..........
Quero registrar aqui (calma pessoal, já estou concluindo), meu orgulho e  satisfação em participar desta confraria, uma grande rede de amigos virtuais,  que agrega pessoas do Oiapoque ao Chuí , (e até de outros continentes),  irmanados com o objetivo  de trocar experiências e informações sobre a arte do Barbear Tradicional.
5 curtida(s) para esse Post:
  • Fábio8495Alcantara, Gustavo1, Joao Americo, Maximus Brow, RuasMensGrooming
Gde relato, esse caminhar no hobby é comum a todos. Parabéns
1 curtida(s) para esse Post:
  • RuasMensGrooming
TB passei por etapas até chegar no barbear clássico, mas não sei escrever tão bem como o colega.
  • RuasMensGrooming
Legal Thony!

A sua história se cruza com a de muitas outras pessoas, na qual os principais vilões costumam sempre ser as irritações e a foliculite.

Há quem venha pela questão econômica (preço do refill) e outros pela ambiental (redução do uso de plástico) mas acredito que sejam minoria.

Tenho muitos conhecidos que não se dão bem com os multi-lâminas pela questão de entupirem fácil ou de não cortarem bem as barbas mais densas.

Como tentativa de solucionar o problema, alguns partiram para o uso dos navalhetes e outros para os SRs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-11-2024 por Luiz.)
  • RuasMensGrooming
Muito legal, ainda sou iniciante (mas chego lá também)
Excelente relato

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)