Relação Altura do Loft x Diâmetro do Nó dos Pincéis Omega Pura Cerda

6 Respostas, 429 Views

Olá a todos.

Trago um misto de curiosidade e análise técnica dos pincéis Pura Cerda (pelos de javali) da Omega.
Eu tenho os modelos 10066 e 13564 da marca, ambos com diâmetro do nó de 23 mm, mas com alturas do loft de 55 mm e 48 mm, respectivamente.
Teoricamente, esses dois modelos têm a mesma densidade de cerdas, pois têm o mesmo diâmetro no nó. Contudo, o modelo 10066 parece ter uma densidade menor de cerdas que o 13564, em virtude da maior altura do loft, de modo que, para o meu gosto pessoal, eu acho que faltam pelos no 10066. Nesse quesito, eu prefiro o 13564. Por outro lado, eu prefiro a altura do loft do 10066.
Assim sendo, eu estou fazendo um estudo da relação Altura do loft x diâmetro do nó para tentar encontrar os modelos que mais poderiam me agradar.
Como resultado desse estudo eu adquiri o pincel Proraso (fabricado pela Omega) que possui altura do loft de 56 mm, praticamente a mesma do 10066, mas com diâmetro do nó de 26 mm, o que deve apresentar uma densidade maior de cerdas. Ainda não testei o Proraso para validar meus estudos, mas deixo o gráfico que contém também outros modelos de pincéis da Omega:

https://www.geogebra.org/calculator/q84vppnr

[Imagem: pinceis-omega-pura-cerda-loft-vs-no.png]

Pincéis Omega 10066 e Proraso:

[Imagem: pinceis-omega10066-proraso.jpg]
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-12-2024 por Eduardo Ono.)
3 curtida(s) para esse Post:
  • Fábio8495Alcantara, RuasMensGrooming, thony
Excelente análise Eduardo, creio que o loft aumente com o tamanho das cerdas.
Eu particularmente acho que o diâmetro do nó de maior da melhor conforto (testei um de 24 mm).
O padrão de no parece ser de 22 mm, sendo os maiores incomuns.
Parabéns pela análise.
1 curtida(s) para esse Post:
  • Eduardo Ono
Só conheço os Nós de 22 mm, e confesso que seu estudo me deixou pensativo: congratulations.
  • Eduardo Ono
Excelente análise amigo. Parabéns.
  • Eduardo Ono
(05-12-2024)thony Escreveu: Excelente análise Eduardo, creio que o loft aumente com o tamanho das cerdas.
Eu particularmente acho que o diâmetro do nó de maior da melhor conforto (testei um de 24 mm).
O padrão de no parece ser de 22 mm, sendo os maiores incomuns.
Parabéns pela análise.

Olá Thony, bom dia.

Esse estudo que estou fazendo só serve para pincéis de cerda (porco/javali), mais especificamente para os pincéis da Omega Pura Cerda sem efeito texugo. Os com efeito texugo têm um comportamento um pouco diferente (tem menos "backbone" ainda).
Eu acho que o padrão de nó de 22 mm se aplica melhor aos pincéis de fibras sintéticas.
A fibra sintética de boa qualidade é mais fina que a cerda de javali. O pincel do fórum, por exemplo, deve ter nó entre 22 mm e 24 mm (não sei a especificação exata), mas a densidade de pelos é bem maior que a dos pincéis de cerda da Omega com nó de 23 mm. A espessura (diâmetro) da fibra sintética é bem menor que a da cerda de javali.

Abs.

(05-12-2024)Ulisses Escreveu: Só conheço os Nós de 22 mm, e confesso que seu estudo me deixou pensativo: congratulations.

Olá Ulisses, bom dia.

A ideia para esse estudo não é minha.
Eu vi um vídeo do Bruno, de Portugal, do canal "Barbear com Arte" no YouTube, onde ele comenta e dá a entender que ele também têm suas preferências de altura de loft em função do diâmetro do nó, mas que varia também em função dos tipos de pelo.

Abs.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-12-2024 por Eduardo Ono.)
Caro Eduardo: o pincel do fórum é de 22 mm, sintético
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-12-2024 por thony.)
  • Eduardo Ono
Tenho pincel do Fórum e quando comparo com um omega Hight Brush sintético, percebo que o o fórum e mais denso, maior quantidade de cerdas.
  • Eduardo Ono

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)