Lamina barata X laminacara

3 Respostas, 113 Views

Prezados foristas,

Fica aqui uma reflexão que sempre aparece nas conversas de barbear tradicional: lâminas baratas x lâminas caras. Afinal, o que realmente compensa mais no dia a dia?

Vou usar meu próprio exemplo. A Feather, que todo mundo conhece como lâmina afiada, eficiente e também com preço mais salgado. No meu caso, consigo tranquilamente 7 barbas confortáveis com uma única lâmina Feather, mantendo corte eficiente e sem sofrimento para a pele.

Por outro lado, quando uso lâminas mais baratas, como Super Barba Black, Gillette Super Stainless e outras da mesma faixa, normalmente o rendimento cai para 2 ou no máximo 3 barbas. Depois disso, a lâmina começa a pedir aposentadoria forçada, ou pior, começa a “conversar demais” com o rosto.

Outro ponto que pesa bastante é o número de passadas. Como a Feather é muito mais afiada, pelo menos na minha opinião, eu costumo fazer apenas duas passadas. Quando uso a Feather com o Mühle R41, muitas vezes uma única passada já resolve. Mesmo com barba acima de 5 dias, raramente passo de duas passadas.

Aí entra a conta que sempre gera debate:
vale mais pagar menos na lâmina, mas trocar com mais frequência?
ou pagar um pouco mais e ter mais usos, menos passadas e mais conforto?

No fim das contas, o custo por barba talvez não seja tão diferente quanto parece à primeira vista, principalmente quando colocamos na balança rendimento, eficiência e conforto da pele.
E os vossos senhores, o que tem a relatar sobre o exposto acima?

abraços, M B
2 curtida(s) para esse Post:
  • Cleiton C Cantares, Joao Americo
(13-01-2026)Maximus Brow Escreveu: Prezados foristas,

Fica aqui uma reflexão que sempre aparece nas conversas de barbear tradicional: lâminas baratas x lâminas caras. Afinal, o que realmente compensa mais no dia a dia?

Vou usar meu próprio exemplo. A Feather, que todo mundo conhece como lâmina afiada, eficiente e também com preço mais salgado. No meu caso, consigo tranquilamente 7 barbas confortáveis com uma única lâmina Feather, mantendo corte eficiente e sem sofrimento para a pele.

Por outro lado, quando uso lâminas mais baratas, como Super Barba Black, Gillette Super Stainless e outras da mesma faixa, normalmente o rendimento cai para 2 ou no máximo 3 barbas. Depois disso, a lâmina começa a pedir aposentadoria forçada, ou pior, começa a “conversar demais” com o rosto.

Outro ponto que pesa bastante é o número de passadas. Como a Feather é muito mais afiada, pelo menos na minha opinião, eu costumo fazer apenas duas passadas. Quando uso a Feather com o Mühle R41, muitas vezes uma única passada já resolve. Mesmo com barba acima de 5 dias, raramente passo de duas passadas.

No fim das contas, o custo por barba talvez não seja tão diferente quanto parece à primeira vista, principalmente quando colocamos na balança rendimento, eficiência e conforto da pele.

abraços, M B

No meu caso, como sempre busquei o mínimo de irritação possível, vou sempre priorizar o conforto, a satisfação de um bom barbear, sem sofrimento após... algo que tive de conviver por muito tempo, até resolver adotar o barbear tradicional... por isso, não estou fazendo certas concessões (por enquanto), principalmente em relação ä qualidade dos itens "barbísticos" necessários. Resumindo: vou de lâminas mais custosas, caras (para combinar com o termo usado no título do post). Acho que vale o preço para secl ter o resultado esperado.  FELIZ 2026 A TODOS DO FÓRUM E AOS SEUS!
3 curtida(s) para esse Post:
  • Cleiton C Cantares, Joao Americo, Maximus Brow
Na minha experiência, o preço da lâmina por si só diz pouco. O que realmente pesa é o custo por barba confortável. Lâminas mais caras, quando rendem mais usos, exigem menos passadas e preservam melhor a pele, acabam saindo praticamente pelo mesmo custo — ou até mais baratas — do que lâminas mais baratas trocadas com frequência. No fim, eficiência, conforto e consistência acabam valendo mais do que o valor unitário da lâmina.
4 curtida(s) para esse Post:
  • Cleiton C Cantares, Joao Americo, João Lourenço, Maximus Brow
(13-01-2026)Maximus Brow Escreveu: Prezados foristas,

abraços, M B

Este é um tema dos mais interessantes e costumo pensar que é justamente o ponto que mais permite experimentação. Mesmo uma lâmina cara em relação à média não representa um gasto muito significativo, na compra para uso cotidiano. Já para quem quer manter um estoque grande, a compra em quantidade pode pesar um pouco inicialmente mas neste caso essa compra se torna mais um investimento do que um gasto.

Na mesma linha de que lâminas são baratas, prolongar o uso para além de 3 ou 4 vezes não faz sentido para mim. Esse é um limite individual e cada um deve encontrar seu ponto médio mas tendo em conta esse parâmetro de poucos usos (que, novamente, estabeleci para meu uso) acaba fazendo alguma diferença o valor de compra.

Trazendo para exemplos práticos:

Uma caixa de Wilkinson com 3 lâminas, comprada por R$ 2,10. Considero que é uma lâmina que não funciona muito bem para mim então teria como base usar 2 vezes cada. Seriam 6 usos, a R$ 0,35 por cada um. Se descartar após usar apenas 1 vez, teremos o dobro.

Uma caixa de Bic com 5 lâminas, comprada por R$ 4,50. Essa é minha favorita e tenho usado 3 vezes cada uma, a caixa me renderia 15 usos e o custo por cada um seria de R$ 0,30.

Uma caixa de Feather, com 10 lâminas, custando R$ 20,00. Usando 5 vezes cada (usei no passado mas não me lembro depois de quantas vezes descartei mas certamente não muito além de 5) teria 50 usos mas o valor por uso seria o mais alto, R$ 0,40.

Minha experência com outra das caras, a 7 O'Clock, foi semelhante: muito boa mas não usei mais do que 5 vezes.

Já li opiniões de quem comparou e percebeu que, após o primeiro uso, a Bic se mantém tão afiada quanto ou até melhor do que a Feather. Com isso, minha conclusão é de que a a diferença é muito pequena mas ainda considero que vale buscar uma opção nessa zona de preços intermediários ou baixos, de lâminas que custem até R$ 1,00 por unidade (caixa com 5, R$ 5,00).
2 curtida(s) para esse Post:
  • Maximus Brow, thony

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)