Barbear do Dia Janeiro de 2026

38 Respostas, 1781 Views

SOTD 2026-01-25
+ Máquina: Yaqi Ultima (na posição 5) 
+ Lâmina: Feather (1)
+ Pincel: Yaqi high mountain white badger 24mm
+ Sabão: TRC Avenia
+ Pós-barba: Fine Barber Blue

5 curtida(s) para esse Post:
  • Cleiton C Cantares, montag731, Oriens Rasus, RuasMensGrooming, thony
(23-01-2026)Maximus Brow Escreveu: A meu caro João, esta percepção não é favoritismo... eu mesmo se utilizo a lamina mister barba com um kcg, uma metal gold ou ou wilkinson classic, é uma tragédia... mas se utilizo com um r41 ou um 55sl, muda totalmente a experiencia.

Bem, por questão de custos eu comecei pela Metal Gold [que tem design idêntico ao Gillette Tech] e consegui dominar a curva de aprendizado. Na pouca experiência que eu tenho no wet shaving, eu já posso afirmar que, apesar da sensibilidade de minha pele, eu prefiro o equilíbrio entre eficiência e suavidade. 

E aconteceu exatamente comigo isso: inventei de usar as lâminas Mister Barba no Metal Gold e a experiência foi péssima. Mas me saí melhor com a Superbarba, Gillette SSS e Supermax Platinum.
2 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow
Prezado Peter,

Possuo ambas as máquinas e posso compartilhar minha experiência. A Metal Gold é um pouco mais eficiente do que a KCG. Para ter uma experiência realmente satisfatória, é recomendável utilizar uma lâmina de médio a alto poder de corte.

Nunca utilizei lâminas Super Max, mas há muitos comentários positivos a respeito da Bic, que também é considerada muito boa. Inclusive, vi um vídeo no YouTube em que um barbeiro utilizou a Feather em um lado do rosto do cliente e a Bic no outro. O cliente acabou preferindo a Bic e, segundo o barbeiro, as duas lâminas são equivalentes.

Já utilizei a Feather e gosto bastante. Pretendo adquirir a Bic para fazer uma comparação direta.

abs, MB
4 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow, peter_shelton, thony
(26-01-2026)Maximus Brow Escreveu: Prezado Peter,

Possuo ambas as máquinas e posso compartilhar minha experiência. A Metal Gold é um pouco mais eficiente do que a KCG. Para ter uma experiência realmente satisfatória, é recomendável utilizar uma lâmina de médio a alto poder de corte.

Nunca utilizei lâminas Super Max, mas há muitos comentários positivos a respeito da Bic, que também é considerada muito boa. Inclusive, vi um vídeo no YouTube em que um barbeiro utilizou a Feather em um lado do rosto do cliente e a Bic no outro. O cliente acabou preferindo a Bic e, segundo o barbeiro, as duas lâminas são equivalentes.

Já utilizei a Feather e gosto bastante. Pretendo adquirir a Bic para fazer uma comparação direta.

abs, MB

Maximus, se você ainda tiver a referência desse vídeo por favor compartilhe conosco. Em uma busca rápida no YouTube não encontrei um vídeo correspondendo a essa descrição.
1 curtida(s) para esse Post:
  • peter_shelton
(26-01-2026)Joao Americo Escreveu:

abs, MB

Maximus, se você ainda tiver a referência desse vídeo por favor compartilhe conosco. Em uma busca rápida no YouTube não encontrei um vídeo correspondendo a essa descrição.

Joao Americo, hoje eu fiz o teste com lâmina Bic no Metal Gold e, pra minha surpresa, foi uma lâmina bastante afiada e eficiente. Não senti desconforto algum, muito pelo contrário. Foi uma grata surpresa! Deixou a Superbarba alemã comendo poeira. Eu confesso que andava com medo por que muitos diziam que ela era agressiva e áspera demais. Até agora:

1 - Bic Chrome Platinum (vence pela eficiência e afiação)
2 - Supermax Platinum (a mais macia de todas)
3 - Gillette Super Stainless Steel (maciez muito boa, ótimo custo-benefício)
4 - Super Barba Black (é uma boa lâmina, mas eu acho residualmente áspera)

Reprovada
5 - Míster Barba (oh, trauma. É muito áspera e pouco afiada)

Ainda tá pra chegar as Voskhod e as Rapira que ganhei de presente.

abs, MB

Maximus, agora que eu já ganhei destreza e melhoria na técnica, qual safety razor você me sugere?

A Muhle R41 é meio arriscado pra mim, mas eu pensei na Qshave Tales 8N (leia-se Merkur Futur), Mingshi 5000S (leia-se Merkur Progress) ou a Edwin Jagger DE89 (ou qualquer clone dela).
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-01-2026 por peter_shelton.)
(26-01-2026)peter_shelton Escreveu:
(26-01-2026)Joao Americo Escreveu:

abs, MB

Joao Americo, hoje eu fiz o teste com lâmina Bic no Metal Gold e, pra minha surpresa, foi uma lâmina bastante afiada e eficiente. Não senti desconforto algum, muito pelo contrário. Foi uma grata surpresa! Deixou a Superbarba alemã comendo poeira. Eu confesso que andava com medo por que muitos diziam que ela era agressiva e áspera demais. Até agora:

1 - Bic Chrome Platinum (vence pela eficiência e afiação)
2 - Supermax Platinum (a mais macia de todas)
3 - Gillette Super Stainless Steel (maciez muito boa, ótimo custo-benefício)
4 - Super Barba Black (é uma boa lâmina, mas eu acho residualmente áspera)

Reprovada
5 - Míster Barba (oh, trauma. É muito áspera e pouco afiada)

Ainda tá pra chegar as Voskhod e as Rapira que ganhei de presente.

abs, MB

Maximus, agora que eu já ganhei destreza e melhoria na técnica, qual safety razor você me sugere?

A Muhle R41 é meio arriscado pra mim, mas eu pensei na Qshave Tales 8N (leia-se Merkur Futur), Mingshi 5000S (leia-se Merkur Progress) ou a Edwin Jagger DE89 (ou qualquer clone dela).

Peter, fico feliz em saber que a Bic te agradou. Sei que a pergunta foi dirigida ao Maximus mas espero que me permita opinar também, a Edwin Jagger 89 é muito semelhante à KCG então talvez não me parece que seja uma boa opção. Eu não conheço as opções da Merkur clones correspondentes mas as vantagens de uma ajustável são evidentes. Ainda falando de barbeadores que não conheço em primeira mão, se você ainda não a considerou, há como alternativa a Rockwell que permite troca das bases com agressividade progressiva mas mantendo uma configuração simples de 3 partes (cabo, base e tampa).
  • Maximus Brow
Prezado Peter,

Faço coro ao que o João disse acima.

A DE89 é muito semelhante à KCG (King C. Gillette), e a experiência seria praticamente a mesma. No fim das contas, você estaria trocando seis por meia dúzia.

Eu iria de Mingshi 5000S. O André, do Barba Tradicional, fez um review dela e gostou bastante. Segundo ele, o acabamento é bom, o aparelho é honesto e cumpre o que promete, além, claro, de custar uma fração do valor de um Rockwell 6C ou 6S.

Você já deu uma olhada na The Barber Shop?
Além de termos cupom aqui do fórum, há muitas máquinas da Parker, com excelente custo-benefício. Elas costumam ser mais agressivas do que os TTO comuns que vemos por aí. Eu tenho a 87R e posso afirmar: é um excelente aparelho. Normalmente, o que muda são os cabos; a agressividade aplicada na cabeça do barbeador é praticamente a mesma em todos os modelos.

Nesse mundo do barbear tradicional, quando somos “picados pelo bichinho”, queremos testar tudo. Eu comecei com um navalhete e uma lâmina Wilkinson… hoje já tenho quase 20 máquinas e um monte de outras coisas.

Se eu começasse hoje, faria diferente. Em vez de ir direto para um barbeador de 500 ou 600 reais, pegaria o Mingshi e testaria. No AliExpress, ele custa em torno de 35 a 40 reais e, mesmo com frete, dificilmente passa de 100 reais.
Se lhe atender bem, avance para as lâminas: teste tudo o que puder, compre várias marcas. Quanto aos sabões, comece pelo Palmindaya, que é barato e honesto, e depois evolua.

Fuja de pincéis muito baratos. Aqui, infelizmente, não dá para escapar: é preciso comprar algo minimamente decente. No site da The Barber Shop há boas opções, mas não comece com tudo muito caro. Teste primeiro os intermediários; isso lhe dará margem para avançar aos poucos. Eu mesmo tenho um pincel da Ômega, que paguei cerca de 70 reais e me atende muito bem, e outro da Rockwell, de 300 reais — e a diferença entre eles é mínima.

Enfim, espero ter ajudado.

Obs.: máquinas open comb não são esse bicho de sete cabeças. Insisti para o André, do Barba Tradicional, testar o R41, e ele gostou bastante. É uma máquina eficiente, porém suave. Só usando para entender.

Abraços,
MB
  • peter_shelton
27/01/2026

Caneca esmaltada com adesivos da Jelly Roll Grease, para deixar o pincel de molho.

Está aí uma sugestão para os artesãos de produtos de barbear ou até mesmo como item comemorativo do fórum.

Arquivo(s) anexado(s) Imagem(s)

6 curtida(s) para esse Post:
  • jsbach, Maximus Brow, montag731, Oriens Rasus, RuasMensGrooming, thony
29.

Barbeador: Gillette BLUE Blade modificado
Lâmina: Gillette blue Blade vintage
Sabão: Madeiras Nobres - Ruas Men's Grooming
Pincel: texugo 22mm - Ruas Men's Grooming 
Loção: Bay Rum Origens Ruas Men's Grooming 

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)