Cópias...

9 Respostas, 255 Views

Enquanto alguns fabricantes investem em engenharia, testes e desenvolvimento, outros preferem o caminho mais fácil: copiar.

Kammpfe, Yaqi, DS Cosmetics e tantas outras seguem copiando projetos consagrados, como o R89, Rocca, Futur, Progress etc, mudando apenas o logotipo.

O pior é que essas cópias raramente entregam a mesma qualidade. Tolerâncias de fabricação inferiores e acabamento inconsistente são problemas frequentes. Ainda assim, muitos desses barbeadores são vendidos por preços que já não justificam a desculpa do "custo-benefício".

"É mais barato, então vale o teste". Esqueça que você terá, com uma cópia, a mesma experiência que teria com uma original.

Tive e tenha ainda algumas cópias, o "investimento" não vale! Rebarbas, lâmina desalinhada, folgas, vibração, ... não vale nem os 20 ou 30 reais pagos.

[Imagem: barbeadores-1.jpg]
3 curtida(s) para esse Post:
  • Joao Americo, Maximus Brow, RuasMensGrooming
Sua afirmação está fora da realidade, eu tenho uma cópia do futur e o progress, eles tem acabamento maravilhoso, até mesmo os comparativos gringo deixam isso muito claro, a yaqi tem excelentes produtos feitos em aço, eu não gastaria meu dinheiro em um king c gillette com tanta opção no mercado.
As cópias chinesas são um pouco diferentes pelo simples fato de eles não serem acusados de plágio, mesmo sendo muito parecidos, tem algumas diferenças, quando a patente acaba, aí eles podem copiar um produto não vejo nenhum problema nisso, já que alguns podem nem ser mais fabricados.
Eu particularmente não estou preocupado em comprar um status e sim comprar um aparelho que me sirva no propósito para o qual ele foi criado,
sejamos cinceros. Se eu não sou um colecionador e quero comprar um merkur futur, ele custa uns 500 pila, aí eu encontro um qshave por 30 pila, o que me impede de comprar o mais barato? A durabilidade ? Só porque ele não vai durar 200anos?
eu comprei alguns pincéis e um deles é premium com pelo de texugo, é bonito, é macio, é confortável, é...
Mas eu gosto de usar aquele pincel fuleira de 10pila da loja de jariedades,
como explicar isso? Tenho pincéis de ótima qualidade tanto sintético como natural, mas uso sempre o mais simples,

Estaríamos sendo enganados por falsificações baratas como essa kampfe da foto?
Sem nenhuma qualidade e feita com material de péssima qualidade como aço inox?
Deveríamos procurar Barbeadores com metal melhor como adamantium, niobio ou quem sabe até mesmo titânio ?

Arquivo(s) anexado(s) Imagem(s)

(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2026 por Kleber_KAS.)
4 curtida(s) para esse Post:
  • convencional, João Clodoaldo., Maximus Brow, thony
Tenho q concordar com o camarada Kleber, acredito que ou vc não teve sorte ou comprou algo muito barato.

A imitação da Syntesi que tenho da Kampfe é fantástica, se isso for o "ruim" deles, olha... a original deve ser algo dos Deuses porque se não será uma decepção.

Ainda falando em Kampfe, eles oferecem também uma imitação da R41 em aço inox ou titânio com feedbacks bastante positivos.

Da DSCosmetic tenho a cópia da R41 (Z0), veja meu review com fotos, só por ser em aço inox já é um passo à frente da original...

Quanto a Yaqi, tenho a The Final Cut em latão e não a trocaria por nenhuma Parker Variant, Merkur Futur ou Vision... Só o fato delas serem feitas em zamak já começaram perdendo feio também. E não duvido que a versão de entrada da TFC em zamak também além de mais barata fique para trás em questão de qualidade.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2026 por convencional.)
2 curtida(s) para esse Post:
  • Kleber_KAS, Maximus Brow
Uau, discussões apaixonadas!

Gosto disso.

Creio que temos que ter um equilíbrio neste tema, caros foristas emocionados.

Eu, por minha vez, adquiri um Mingshi 5000S.

O produto até tinha um acabamento razoável, mas o alinhamento da lâmina deixava muito a desejar.

Por outro lado, eu já tive um SuperBarba Metal Gold, que também é uma cópia chinesa, e era um barbeador muito honesto.

Creio que marcas como Yaqi, DS Cosmetics etc. têm um controle de qualidade melhor e, por esse motivo, conseguimos encontrar “cópias” muito boas.

E aí entra uma questão interessante: o fato de um produto ser fabricado na China não significa, necessariamente, que ele seja ruim.

Um bom exemplo são os iPhones. Eles são fabricados na China e, nem por isso, alguém pode dizer que são produtos de baixa qualidade simplesmente por causa do local onde foram fabricados.

No fim das contas, acredito que o que determina a qualidade é muito mais o projeto, os materiais utilizados, o controle de qualidade e o padrão de fabricação do que simplesmente o país onde o produto é produzido.

Recentemente, adquiri um Yaqi The Final Cut em zamac, pois o modelo em aço inoxidável está com um valor bem salgado, e estou bastante empolgado para usá-lo, mesmo não sendo muito fã de barbeadores de duas peças.

Se fôssemos falar de cópias, então teríamos que entrar de vez naquele tema já bastante batido: quem copiou a cabeça de quem?

A Mühle copiou a cabeça do R89 ou foi a Edwin Jagger que copiou a cabeça do DE89?

Ao meu ver, ambas têm muita qualidade.

Ou os amigos aqui discordam?

Creio que, se o fabricante tem um bom controle de qualidade, teremos bons produtos. Mas, se o foco for apenas custo, aí, meus amigos, teremos que nos acostumar com lâminas desalinhadas, acabamentos ruins etc.

E, para encerrar, concordo com o nosso confrade Kleber: se você tem a máquina X e ela atende perfeitamente às suas necessidades, por que comprar a máquina Y, que custa 20 vezes mais?

Status? O prazer de possuir determinado aparelho? Ou simplesmente porque gostamos do objeto?

Pego como exemplo o Thonny. Ele tem uma Rex Ambassador de aço inoxidável, uma das máquinas mais caras disponíveis atualmente, e ela não está entre as suas preferidas.

Eu tenho um Rockwell T2, lindo, com acabamento premium, mas ainda prefiro meu Gillette Old Type ou até mesmo o meu Tech dos anos 40.

No fim das contas, acho que temos que ter cuidado ao defender alguns produtos.

Gostar de uma máquina é uma coisa.

Defender uma marca é outra.

ABS,

Igor
  • convencional, thony
Como funciona isso de lâmina torta ?
Você coloca a lâmina e vê que ela está nitidamente torta ou ela fica mais agressiva de um lado?
Eu tenho uma dessa mingshi 5000s e achei a minha fantástica, ela é muito suave e corta que é uma maravilha.
O que eu entendi vendo vídeos sobre barbear e que as oessoas relatam lâmina torta, foi que a lâmina fica fora de centro, torta, em diagonal,sei lá, algo assim, então peguei um barbeador de três peças que eu tenho e que quando coloco a lâmina ela fica mais pra um lado que oro outro, eu coloco a lâmina de qualquer jeito e dou uma leve encostada, depois solto um pouquinho e ajusto a lâmina move do a barra de segurança, dessa forma, a lami a fica centralizada.
As primeiras vezes que usei esse barbeador, me cortei todo e achei que era uma porcaria, aí depois que comecei a centralizar, ficou muito melhor e não me cortei.ele fica bem agressivo, mas aí eu ajusto o ângulo do barbeador para ficar mais suave( grau de inclinação )
Ainda estou aprendendo a arte do barbear como hobby.
Cool
Prezado Kleber,

É isto mesmo.

Com barbeadores baratos, você pode dar sorte ou não. O meu exemplar veio torto. Por mais que eu ajustasse a lâmina, um lado sempre ficava mais para fora que o outro. E isso também era perceptível no rosto: um lado barbeava mais do que o outro.

O próprio André, do Barba Tradicional, comprou meia dúzia desses barbeadores e, no exemplar que ele usou no vídeo, não teve problemas. Com o meu, infelizmente, eu já tive.

As tolerâncias e o controle de qualidade em peças muito baratas são complicados. No fim, acaba sendo um tiro no escuro: você pode receber um barbeador perfeitamente alinhado ou um que apresente problemas.

E isso também acontece com Kshave e outras marcas. Há muitos relatos desse tipo no YouTube e nos fóruns.

Abs.,
Igor
3 curtida(s) para esse Post:
  • convencional, Joao Americo, Kleber_KAS
Nossos amigos asiáticos fazem "copias" que são tão boas quanto as "consagradas" DScosmetics T7, Yaqi mercury, Yaqi final cut, são todas máquinas que são bastante elogiadas no meio, é óbvio que pode acontecer de você pegar alguma unidade defeituosa, mas as que eu testei gostei bastante, inclusive a T7 está entre as minhas favoritas.
  • convencional, Maximus Brow
(10-08-2026)Maximus Brow Escreveu: Prezado Kleber,

É isto mesmo.

Com barbeadores baratos, você pode dar sorte ou não. O meu exemplar veio torto. Por mais que eu ajustasse a lâmina, um lado sempre ficava mais para fora que o outro. E isso também era perceptível no rosto: um lado barbeava mais do que o outro.

O próprio André, do Barba Tradicional, comprou meia dúzia desses barbeadores e, no exemplar que ele usou no vídeo, não teve problemas. Com o meu, infelizmente, eu já tive.

As tolerâncias e o controle de qualidade em peças muito baratas são complicados. No fim, acaba sendo um tiro no escuro: você pode receber um barbeador perfeitamente alinhado ou um que apresente problemas.

E isso também acontece com Kshave e outras marcas. Há muitos relatos desse tipo no YouTube e nos fóruns.

Abs.,
Igor

Aqui vale um comentário também sobre o material e forma de produção. O zamak, mais barato, pelo que entendo é o material de escolha para a moldagem (exceção para a MIM com aço inox, mas essa é outra história) enquanto em outras ligas como predominantemente aço, latão ou titânio usinagem é o método de produção, o que em si já permite tolerâncias mais adequadas.

Também vale lembrar que a centralização da lâmina corresponde às características do barbeador somadas às características da lâmina. Com meu R41, em zamak, inicialmente notei um leve desalinhamento. Acho que o usei nas primeiras vezes com as SuperMax mas deixei de perceber isso usando mais vezes e com outras lâminas.
(09-08-2026)Kleber_KAS Escreveu: Sua afirmação está fora da realidade, eu tenho uma cópia do futur e o progress, eles tem acabamento maravilhoso, até mesmo os comparativos gringo deixam isso muito claro, a yaqi tem excelentes produtos feitos em aço, eu não gastaria meu dinheiro em um king c gillette com tanta opção no mercado.
As cópias chinesas são um pouco diferentes pelo simples fato de eles não serem acusados de plágio, mesmo sendo muito parecidos, tem algumas diferenças, quando a patente acaba, aí eles podem copiar um produto não vejo nenhum problema nisso, já que alguns podem nem ser mais fabricados.
Eu particularmente não estou preocupado em comprar um status e sim comprar um aparelho que me sirva no propósito para o qual ele foi criado,
sejamos cinceros. Se eu não sou um colecionador e quero comprar um merkur futur, ele custa uns 500 pila, aí eu encontro um qshave por 30 pila, o que me impede de comprar o mais barato? A durabilidade ? Só porque ele não vai durar 200anos?
eu comprei alguns pincéis e um deles é premium com pelo de texugo, é bonito, é macio, é confortável, é...
Mas eu gosto de usar aquele pincel fuleira de 10pila da loja de jariedades,
como explicar isso? Tenho pincéis de ótima qualidade tanto sintético como natural, mas uso sempre o mais simples,

Estaríamos sendo enganados por falsificações baratas como essa kampfe da foto?
Sem nenhuma qualidade e feita com material de péssima qualidade como aço inox?
Deveríamos procurar Barbeadores com metal melhor como adamantium, niobio ou quem sabe até mesmo titânio ?

O ponto é justamente que a cópia não entrega a mesma coisa que o original, e não estou falando apenas de "funcionar para fazer a barba". Não basta funcionar. Se fosse assim, qualquer produto que cumpra minimamente sua função teria exatamente a mesma qualidade de qualquer outro. No critério de "faz a barba do mesmo jeito", uma lâmina descartável também resolve o problema.

Uma cópia que funciona bem não significa que tenha a mesma qualidade de construção, acabamento, precisão, consistência e controle de qualidade do produto que reproduz, independentemente do material utilizado.

Mas é compreensível você achar a Mingshi 5000S fantástica, considerando que você mesmo diz que "ainda está aprendendo a arte do barbear como hobby". Talvez ainda não tenha tido tempo de perceber algumas dessas diferenças.

A Mingshi que eu tenho, por exemplo, vibra bastante. Não chega nem perto de uma Progress em termos de construção e funcionamento. Mas, claro, faz a barba, assim como qualquer Bic descartável.
O pessoal sempre critica o barbeador comum, eu só usava o Mach3, ele é muito suave e preciso, deixa um acabamento perfeito, a pele fica lisinha, so parei de usar porque percebi que as Lâminas estão durando menos, eu tenho o mesmo cabo desde o primeiro barbear com esse Mach3, isso tem aproximadamente 28anos,
o mingshi que é uma cópia do futur fez o barbear tão tente e preciso como o Mach3, extremamente confortável, depois testei o clone do progress e o resultado foi o mesmo, porém senti ele mais confortável, deve ser pior lo design arredondado.
A lâmina não trepida, nem vivra nem nada disso se ela virasse, eu perceberia ao cortar o pelo ela dando pequenas trepidações, 
É natural as pessoas justificarem que o produto muito mais caro seja melhor, mas já vi review de de vários usuários pelo mundo, ninguém diz que esses produtos tem problema.
Eu uso canetas tinteiro, acontece cê o mesmo com elas, o povo sempre diz que a cópia não presta, mas quem realmente conhece, diz que uma cópia da Montblanc com ponta de ouro e.a replica é o primeiro zer de usar uma caneta genuína, num teste cego, eles não conseguem vuem dizer a diferença.
Uma coisa é ser novo utilizando um barbeador de metal, outra coisa é ser novo se barbeando.
Eu usei um safety razor que a lâmina é mais exposta, tive a impressão que ela estava solta, sem firmeza, nos termos que vocês usam, seria vibração,
Se você testar um aparelho sem ficar comparando, pode encontrar as qualidades ou os defeitos, mas se sempre ficar comparando, sempre vai encontrar defeito.
Existe uma coisa chamada replica perfeita, todas as medidas e características são iguais, incluindo acabamento, e existe a cópias, esse é como o nome diz, cópia do original mas com algumas diferenças sutis para alegarem que foi so uma inspiração e não levar processo, tipo um detalhe diferente, um cabo um pouco mais curto ou arredondado, etc.
4 curtida(s) para esse Post:
  • fsmishima, Joao Americo, Rosa, thony

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)