Perguntas que tem vergonha ou não queria perguntar por algum motivo.. aqui é o lugar

277 Respostas, 54332 Views

agradecer aí quem deu a dica de ralar o sabão q soltou do pote e apertar no fundo de novo. funcionou!
ficou mais macio também.
resta saber se no próximo uso vai soltar de novo.

[Imagem: Turtleship.jpg]
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-08-2023 por Hu3ir0.)
Olá, pessoal!

Tenho uma dúvida que tenho certeza que vão poder me ajudar: eu nunca lavei um pincel.

Quando termino de me barbear, enxáguo na água corrente, esfrego na toalha e penduro no suporte.

É recomendável lavar o pincel com algum produto de tempos em tempos? Já li relatos de pessoas que usam condicionador, detergente neutro… É realmente necessário? Particularmente, percebo que os pincéis de texugo que tenho não estão retendo muito a espuma, mas tenho receio de usar algum produto errado e estragar as cerdas.

Sds.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
(25-08-2023)Sergio D. Escreveu: Olá, pessoal!

Tenho uma dúvida que tenho certeza que vão poder me ajudar: eu nunca lavei um pincel.

Quando termino de me barbear, enxáguo na água corrente, esfrego na toalha e penduro no suporte.

É recomendável lavar o pincel com algum produto de tempos em tempos? Já li relatos de pessoas que usam condicionador, detergente neutro… É realmente necessário? Particularmente, percebo que os pincéis de texugo que tenho não estão retendo muito a espuma, mas tenho receio de usar algum produto errado e estragar as cerdas.

Sds.

O que eu percebo é: está com dificuldades para fazer espuma com um sabão/creme que vc sabe que produz uma boa espuma, pode ser o pincel e então limpar ele pode ser uma saída, "fazer uma espuma" com detergente neutro... como se vc estivesse fazendo uma espuma com um sabão na hora de se barbear, e enxaguando bem, principalmente o nó, vejo que pode trazer algum benefício.

Fiz isso uma ou duas vezes, não é algo que eu faça de tempos em tempos, achei que o pincel poderia melhorar e melhorou um pouco, ou foi só efeito placebo também... não sei.

Quanto a um pincel não reter espuma, já tive esse o "problema" em alguns texugos do pincel reter demasiado a espuma e liberar uma espuma bem superficial, rala, na hora de espalhar no rosto, isso pra mim é chato, aí na segunda ou terceira passada vc precisa dar aquela apertada na base para liberar espuma.
(25-08-2023)Sergio D. Escreveu: Olá, pessoal!

Sds.

Eu faço a rotação dos pincéis semanalmente. Ao final da semana, lavo o que estava em uso com shampoo (Vi essa dica em alguns canais do Youtube, como o Razor Emporium). Penso que isso ajuda a eliminar os resíduos dos sabões e cremes de barbear, principalmente os resíduos de gordura.
Dúvida... pra afiação de facas, posso usar lixas em vez de pedras? E quais seriam 'suficientes' para uma boa afiação? Uma 300 ou 400 para alinhar, 1000 e 3000 para afiar e polir?
(25-08-2023)Sergio D. Escreveu: Olá, pessoal!

Quando tá pedindo uma limpeza eu lavo com detergente lava louças.
(25-08-2023)bisognini Escreveu:
(25-08-2023)mbarreto Escreveu: Dúvida... pra afiação de facas, posso usar lixas em vez de pedras? E quais seriam 'suficientes' para uma boa afiação? Uma 300 ou 400 para alinhar, 1000 e 3000 para afiar e polir?

Pode usar sim, no passado ja usei, mas achei que dava muito trabalho e não ficava tão preciso como as pedras.

Em relação a gramatura 300 para desbastar 1000 para alinhar e 3000 para polir ( apenas uma sugestão)

Minhas pedras seguem mais ou menos isso sendo que para alinhar e polir uso 2000 e 5000 e depois strop

Entendi. É que vejo as vezes o pessoal usando aqueles 'afiadores', normalmente com dois eixos, que fixam a faca na ponta e usam pedras estreitas ou lixas coladas em alguma madeira (já vi também em vidro), são recursos para afiar bem interessantes uma vez que fixam o ângulo durante toda a afiação, e lixas são bem mais em conta e de mais fácil (e barata) reposição.
(25-08-2023)mbarreto Escreveu:
(25-08-2023)mbarreto Escreveu: Dúvida... pra afiação de facas, posso usar lixas em vez de pedras? E quais seriam 'suficientes' para uma boa afiação? Uma 300 ou 400 para alinhar, 1000 e 3000 para afiar e polir?

Pode usar sim, no passado ja usei, mas achei que dava muito trabalho e não ficava tão preciso como as pedras.

Em relação a gramatura 300 para desbastar 1000 para alinhar e 3000 para polir ( apenas uma sugestão)

Minhas pedras seguem mais ou menos isso sendo que para alinhar e polir uso 2000 e 5000 e depois strop

Entendi. É que vejo as vezes o pessoal usando aqueles 'afiadores', normalmente com dois eixos, que fixam a faca na ponta e usam pedras estreitas ou lixas coladas em alguma madeira (já vi também em vidro), são recursos para afiar bem interessantes uma vez que fixam o ângulo durante toda a afiação, e lixas são bem mais em conta e de mais fácil (e barata) reposição.

Se eu não me engano o membro Cegadede tem um desses afiadores, mas pelo que me lembro esses afiadores usam pedras tb, especificas pro aparelho, você encontrou algum que usa lixas ?

Os inúmeros modelos que encontrei no Alixpress (e só lá... aqui achei a preços abusivos) usam pedras específicas, aquelas pequenos de 16cmx2,5cm. Os que usam lixas vi do pessoal que faz adaptações para poder ter 'abrasivos' que se adequam à ferramenta, coisa caseira mesmo, e para encaixar pedras 'normais', tipo da Tramontina... Carborundum... aí só fazendo uma adaptação maior ainda.
(25-08-2023)Hu3ir0 Escreveu: agradecer aí quem deu a dica de ralar o sabão q soltou do pote e apertar no fundo de novo. funcionou!
ficou mais macio também.
resta saber se no próximo uso vai soltar de novo.

[Imagem: Turtleship.jpg]

De fato, ralar é sempre uma boa opção.

[Imagem: Ble1nIZ.jpg]
1 curtida(s) para esse Post:
  • Jabnogueira
(06-09-2023)bisognini Escreveu:
(25-08-2023)Eduardo Escreveu: De fato, ralar é sempre uma boa opção.
Eduardo vc se barbeia com Coco ralado ????? rsrsrsr

Claro! E uso água de coco como pós.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2023 por Eduardo.)

usuários a ver este tópico: 4 Visitante(s)