(07-02-2024)NMarcus Escreveu:Na questão da água e sabão, eu faço o seguinte:(07-02-2024)bisognini Escreveu: Sabão de barbear tem validade ?
https://youtube.com/shorts/pUsNs2L8ESw
Duas preocupações que tenho são sobre os efeitos da água e do ar sobre o sabão.
Na presença de água (sabão guardado molhado, infiltração e acúmulo no fundo do pote etc.), parece que há o favorecimento à proliferação de fungos. Daí porque hoje prefiro raspar uma porção do sabão e amassá-la no fundo do bow a carregar o pincel no próprio pote.
Em contato com o ar, as gorduras presentes no sabão sujeitam-se à oxidação, fazendo surgir o ranço, não é isso?
Carrego com o pincél quase seco, molho e sacudo bem (isso no caso dos sintéticos que não retém água), dessa forma, não se produz espuma no pote do sabão, e fica nas cerdas somente aquela pasta, daí você produz a espuma no rosto com ela. O resíduo da pasta que fica no sabão eu retiro com o dedo, e seco as bordas do pote se estiverem "sujas de sabão" com uma toalha seca, eu nunca tive problemas com a questão de fungos no sabão, fazendo esse procedimento. Terminei um Yaqi Malibu e agora resta pouco pra acabar o Fígaro, absolutamente nenhum problema, inclusive nenhuma perda do aroma original.
"O verdadeiro barbear tradicional são os amigos que fazemos no caminho."