(21-06-2024)Billy Escreveu:(04-02-2024)Marcus Escreveu: Caros confrades,Esse é o meu receio de adquirir produtos "famosos" ou caros e me frustrar, mas faz parte.
Adquiri o creme Tabac há alguns meses, numa compra feita na Gifts & Care (Espanha). Na semana passada, resolvi finalmente experimentá-lo e trago aqui as minhas impressões.
Apresentação – O creme Tabac é vendido num tubo plástico contendo 100ml. Sua aparência é amarelada e opaca, como se tivéssemos adicionado extrato de calêndula num creme branco (rs).
Preço – 7,40 € + frete.
Composição – Water, Potassium Stearate, Laureth-5 Carboxylic Acid, Glycerin, Potassium Cocoate, Fragrance, PEG/PPG-14/4 Dimethicone, Limonene, Hydroxycitronellal, Linalool, Citronellol, Coumarin, Alpha-Isomethyl Ionone, Benzyl Salicylate, Geraniol, Cl 47005, Cinnamyl Alcohol, Isoeugenol, Cl 15985, BHT.
Fragrância – A fragrância do Tabac é descrita como floral, com notas de musgo e madeiras. Na prática, sem nenhum demérito, lembrou-me muito o talco perfumado que a minha avó usava. É uma fragrância suave e agradável (nota 7/10).
Espuma – O creme cria espuma facilmente, pedindo uma quantidade de água que não é tão pouca, mas que deve ser adicionada gradualmente e com cuidado, para não se passar do ponto. A espuma é densa e cremosa.
Desempenho – O sabão Tabac é um ícone no meio do barbear tradicional e eu estava muito curioso para experimentar o creme.
A experiência, no entanto, foi meio frustrante. O desempenho do creme não é nada excepcional e não merece a mesma fama do seu irmão “hard”. Assim, apesar de densa e cremosa, a espuma do creme Tabac ofereceu-me proteção e deslize apenas medianos (nota 6/10), comparáveis a cremes de proposta mais modesta, como o Nivea e o Bozzano, entre os nacionais, ou o Lea.
Não quero dizer com isso que é um creme ruim, mas apenas que não apresentou nenhum desempenho diferenciado para aquele barbear especial.
A hidratação, por sua vez, foi satisfatória (nota 8/10), proporcionando uma sensação pós-barbear agradável.
Considerações finais – Experimentar um produto conhecido e frequentemente comentado na comunidade internacional do barbear tradicional é sempre interessante, pois mata uma curiosidade comum em nós hobbistas. Este, porém, não foi um creme que me marcou. Não recomendo a sua aquisição, se baseada na fama do sabão.
Sim, faz parte. Ao lado dessas experiências "frustrantes", se é que podemos chamar assim, há aquelas gratificantes, como, no meu caso, os Proraso, o Speick, o Stirling, o DE89, o Merkur 34C, o Razorock 6C, o Semogue, as Astra e Permasharp etc.
Vamos em frente!