Cópias...

9 Respostas, 244 Views

Uau, discussões apaixonadas!

Gosto disso.

Creio que temos que ter um equilíbrio neste tema, caros foristas emocionados.

Eu, por minha vez, adquiri um Mingshi 5000S.

O produto até tinha um acabamento razoável, mas o alinhamento da lâmina deixava muito a desejar.

Por outro lado, eu já tive um SuperBarba Metal Gold, que também é uma cópia chinesa, e era um barbeador muito honesto.

Creio que marcas como Yaqi, DS Cosmetics etc. têm um controle de qualidade melhor e, por esse motivo, conseguimos encontrar “cópias” muito boas.

E aí entra uma questão interessante: o fato de um produto ser fabricado na China não significa, necessariamente, que ele seja ruim.

Um bom exemplo são os iPhones. Eles são fabricados na China e, nem por isso, alguém pode dizer que são produtos de baixa qualidade simplesmente por causa do local onde foram fabricados.

No fim das contas, acredito que o que determina a qualidade é muito mais o projeto, os materiais utilizados, o controle de qualidade e o padrão de fabricação do que simplesmente o país onde o produto é produzido.

Recentemente, adquiri um Yaqi The Final Cut em zamac, pois o modelo em aço inoxidável está com um valor bem salgado, e estou bastante empolgado para usá-lo, mesmo não sendo muito fã de barbeadores de duas peças.

Se fôssemos falar de cópias, então teríamos que entrar de vez naquele tema já bastante batido: quem copiou a cabeça de quem?

A Mühle copiou a cabeça do R89 ou foi a Edwin Jagger que copiou a cabeça do DE89?

Ao meu ver, ambas têm muita qualidade.

Ou os amigos aqui discordam?

Creio que, se o fabricante tem um bom controle de qualidade, teremos bons produtos. Mas, se o foco for apenas custo, aí, meus amigos, teremos que nos acostumar com lâminas desalinhadas, acabamentos ruins etc.

E, para encerrar, concordo com o nosso confrade Kleber: se você tem a máquina X e ela atende perfeitamente às suas necessidades, por que comprar a máquina Y, que custa 20 vezes mais?

Status? O prazer de possuir determinado aparelho? Ou simplesmente porque gostamos do objeto?

Pego como exemplo o Thonny. Ele tem uma Rex Ambassador de aço inoxidável, uma das máquinas mais caras disponíveis atualmente, e ela não está entre as suas preferidas.

Eu tenho um Rockwell T2, lindo, com acabamento premium, mas ainda prefiro meu Gillette Old Type ou até mesmo o meu Tech dos anos 40.

No fim das contas, acho que temos que ter cuidado ao defender alguns produtos.

Gostar de uma máquina é uma coisa.

Defender uma marca é outra.

ABS,

Igor
2 curtida(s) para esse Post:
  • convencional, thony

Mensagem neste Tópico
Cópias... - por Barretos - 09-08-2026
RE: Cópias... - por Kleber_KAS - 09-08-2026
RE: Cópias... - por convencional - 09-08-2026
RE: Cópias... - por Maximus Brow - 10-08-2026
RE: Cópias... - por Kleber_KAS - 10-08-2026
RE: Cópias... - por Maximus Brow - 10-08-2026
RE: Cópias... - por Dablio - 10-08-2026

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)