(01-09-2023)mbarreto Escreveu:(31-08-2023)Maxsheld Escreveu: Comentário vai ter de tudo né cara. Tem gente que tem a cara de pau de falar que MdC tem performance tão boa quanto um bom artesanal, o que simplesmente não é verdade, e eu digo isso tendo um MdC aqui em casa!
Mas pensa no seguinte, em vez de focar tanto se um é 5% melhor que o outro ou não, compra pensando no aroma. Depois de um certo nível, todos os sabões vão ser bons, uns melhores e outros piores no desempenho, mas não importa tanto.
O diferencial vai ser o aroma!
Se for pra pensar somente em custo benefício, estoca teu armário de sabão do Leo(que bate de frente com os melhores importados) e nunca mais importa, cara. Ou gasta 25 em um potão de fix model e se barbeia por séculos gastando pouquinho.
Mas o ponto não é esse, né? O ponto é provar coisas novas e ter novas experiências. Se por algum motivo vc comprar e não curtir, não se preocupe, vai ter muita gente aqui no fórum MUITO feliz por comprar um B&M de você hahaha, e talvez essa pessoa seja eu
Sent from my 22021211RG using Tapatalk
Isso é interessante! "provar coisas novas e ter novas experiências"... praticamente resume o porquê tenho hoje mais produtos do que tinha antes, antes era um multi-lâminas, um creme nívea e um pincel, as vezes nem usava loção, mas agora... claro que a oferta dos produtos impacta nisso, mas antes não era problema.
Sobre o diferencial, eu creio que o que mais impacta é o desempenho, tanto que um ou outro sabão eu os mantinha abertos para 'aliviar' o aroma que não eram lá tão bons, mas eu gostava da performance e não queria deixar de usar devido ao cheiro. Mas isso é o que eu acho, o que eu gosto, e gosto tem um aspecto muito individual... particular, e portanto é subjetivo e não dá pra ser tratado como uma verdade absoluta, ou seja, "eu sei, então essa é a verdade", mesmo que alguém tenha a cara de pau de dizer o contrário.
Sobre uma produção mais elaborada, com recursos e técnicas mais sofisticados, creio que quem tenha seja uma Proraso por exemplo, já MDC eu acho que não, Stirling fez um update nos seus maquinários pelo que se lê por aí, Barrister and Mann diz que o negócio cresceu e hoje é uma operação familiar composta pelo fundador e seus pais (entrevista dada pelo fundador há um mês), ou seja, são empresas que se colocaram e ainda o fazem como artesanais. Por essa lado eu concordo que um bom sabão artesanal sempre é bem vindo.
Ótimos pontos! O meu ponto do MdC é mais sobre a galera que gasta uma grana no sabão e pensam que "já que é mais caro, é melhor", e por isso, dizem que é igual ou até melhor que "artesanais". O cara falar que prefere usar MdC é uma coisa, mas falar que tem performance melhor é outra, principalmente se isso vem de uma maneira de se justificar por ter gastado mais em um sabão. Por isso que digo que tem gente com a "cara de pau" de dizer isso hahaha.
O que eu acabei descobrindo, depois de provar vários sabões, foi que depois de um certo ponto, todos vão proporcionar um barbear bacana no quesito performance, apesar de claro, existir um melhor ou pior. Mas o fato de que exista um melhor não necessariamente implica que o outro seja ruim, sabe? Me referia a isso. No teu caso, você realmente tá buscando a performance, e essa é sua preferência. Já eu me sinto bem aliando uma boa performance com um aroma do meu agrado, e como os bons artesanais são todos bons, eu acabo me atentando mais ao aroma, eu mandei um B&M Leviathan pra um amigo pq não consegui gostar do aroma de jeito nenhum, por exemplo. Se fosse pra escolher entre me barbear com Leviathan ou Proraso Red pelo resto da minha vida, eu escolheria o Proraso sem pensar duas vezes, pois amo o aroma, apesar de perder brutalmente na performance pro B&M.
No fim das contas, você também acaba provando coisas novas e tendo novas experiências, mas buscando algo diferente do que eu busco, o que é perfeitamente válido.