Dicas do Gago - Produtos de barbear têm validade?

6 Respostas, 1797 Views

Mais um tópico da série de Dicas !
- Mas Gabriel, produtos de barbear têm validade? 
A resposta curta é: SIM. Todo cosmético tem validade. Pode encerrar o tópico.
Não, não é totalmente verdade  Big Grin
Vamos começar pelo óbvio; Barbeadores não tem validade. O resto, como veremos, não é tão óbvio...
Poderiam dizer que lâminas, portanto, sendo de metal também não tem validade. Mas não é tão simples; as lâminas de barbear, sendo double-edged ou multilâminas, são feitas de aço inox, que apesar do nome, dependendo das condições, sim oxidam. Ao contrário do que podem pensar, as lâminas não desgastam tanto com o atrito contra a barba, e sim através da oxidação, que como sabemos é um processo químico onde o oxigênio, presente tanto na água como no ar, desgasta o metal. 
Portanto lâminas de barbear dura quase uma eternidade, guardadas em condições apropriadas. longe do oxigênio diria até que quase para sempre. Por exemplo, eu tenho e esporadicamente as uso, lâminas wilkinson da década de setenta.
Já expostas aos elementos, as lâminas vão oxidar mesmo sem nunca terem usadas, e todos nós já devemos ter nos deparado com lâminas enferrujadas ainda dentro do papel de embrulho. 

Depende um bocado da embalagem e condições de armazenamento portanto.
Seguimos então para os sabões e cremes de barbear:
Sabões com base em gordura, seja animal ou vegetal, creme ou duros, eventualmente estragarão, este tanto é certo. Mas QUANDO depende muito da concentração de água e gordura no produto. Os dois podem levar preservativos em sua composição, e normalmente levam, ingredientes que evitarão a proliferação de bactérias que são as verdadeiras culpadas das coisas estragarem, e portanto terão uma "shelf-life", uma vida útil, mais longa.
Os cremes possuem bastante água na sua composição e duram menos (por volta de três anos ou mais) que os sabões, que podem durar décadas. Ainda que a fragrância (moléculas mais voláteis) desapareça, estes serão seguros de se usar enquanto forem guardados de maneira apropriada longe dos elementos.
Basicamente se o sabão estiver guardadinho, bonito, sem bolor em volta, ainda que sem perfume, pode ser usado. Pode sim é ser mais difícil sacar espuma dele uma vez que pode estar ressecado.

Os cremes por sua vez, novamente, guardados em condições, também podem durar muito, mas sempre menos que os sabões. Dito isto, eu tenho cremes dos anos noventa que ainda estão em condições, porque foram guardados lacrados. Agora que os abri, contudo, não sei quanto mais durarão.
Pausa para dizer algo importante; As presentes normas no Brasil ditam que os todos os produtos TEM de ter um prazo de validade, ainda que possam durar muito mais guardados apropriadamente. Já na Europa não é bem assim, e muita coisa que possuo não tem prazo de validade "na prateleira" e sim um "uma vez aberto, durará X meses" entre seis e doze, caracterizados por um desenho de um pote com a tampa aberta seguido do número de meses. 

Os pós-barba:
Via de regra, se possui álcool, é para durar. O álcool por si só evita a proliferação de bactérias e loções pós-barba mesmo com largos anos abertas, serão seguras de usar (sempre dependendo da maneira que foram mantidas), podem sim, é perder a fragrância e as cores, especialmente cores vivas, amarelarem. 
Eu fui presenteado com uma loção vert Sauvage dos anos 90 que usei normalmente, sem problemas.
Os bálsamos, são mais complicados, e aqui incluo os pré-barbear. São produtos com muita água, emolientes, extratos naturais, e não foram pensados e de facto não costumam durar tanto. Vale a regra do "uma vez aberto consumir em X meses".
Na minha experiência, bálsamos antigos sempre estavam fora de condições de uso. Ainda outro dia fui usar um bálsamo Portus Cale que comprei em  
2017, e aquilo estava amarelo e fedido. Pena que só reparei depois de pôr na cara.  Sick Sick
Portanto amigos, os cosméticos quando projetados, aos fabricantes interessa que durem muito nas prateleiras, para não terem de repôr produtos não vendidos porque ficaram sem prazo de validade, mas uma vez abertos e em contato com o ar, aí a coisa muda de figura, tomem cuidado com o que usam e exerçam o bom-senso, estejam atentos aos prazos de validade dos produtos abertos e mesmo os fechados, antes de usar olhem bem porque muita coisa vai ser segura de ser usada mas isto não é uma regra, não é um "AI MAIS EU TENHO UM AQUA VELVA DOS ANOS OITENTA E USO DIARIAMENTE PORTANTO QUALQUER COISA É SEGURA". 
Não.
Na minha coleção tenho artigos antigos que os uso, mas cada vez que os visito tenho o cuidado de analisar se estão em condições. Cheirem, toquem, passem um bocado na pele (portanto não façam como eu fiz com o Portus Cale) e vejam se não há reações, mas não assumam que, qualquer coisa fora do prazo de validade descrito na embalagem está estragado (quase tudo que tenho está fora do prazo tecnicamente), nem que qualquer coisa antiga que cruze seu caminho está boa só porque "fulaninho do fórum tem coisas do arco da velha e as usa."
UM ABRAÇO
1 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto
Boa, Show!
Interessante....obrigado

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Bom texto parabéns, particularmente tento armazenar minhas laminas o melhor possível.
Quanto a cremes e sabões tento não ter muitos justamente para não correr o risco do produto perder características.

Enviado de meu SM-M526B usando o Tapatalk
Bela contribuição. Lendo-a lembrei-me dos perfurmes, na primeira vez que vi um importado fiquei procurando a validade e nao achei. Ai fui pesquisar e me deparei com a tal lei brasileira que obriga as marcas a colocarem a validade. A mesma coisa vale para os perfumes, armazená-los de qualquer forma irá fazer com que eles percam o seu aroma, ou alterem suas características.
Saudações 
Paulo César S.J.
(16-07-2023)paulocesarsj Escreveu: Bela contribuição. Lendo-a lembrei-me dos perfurmes, na primeira vez que vi um importado fiquei procurando a validade e nao achei. Ai fui pesquisar e me deparei com a tal lei brasileira que obriga as marcas a colocarem a validade. A mesma coisa vale para os perfumes, armazená-los de qualquer forma irá fazer com que eles percam o seu aroma, ou alterem suas características.

Exactamente. Aliás era algo que poderia acrescentar ao tópico…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O fórum voltou com força total, mesmo. Mais um grande tópico.
Revolt against the modern world

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)