Desodorantes/Antitranspirantes

29 Respostas, 4211 Views

Sei que o carro-chefe do fórum é o barbear e suas ferramentas, mas sei que as nossas preocupações se estendem por todo o espectro do cuidado pessoal. Pensando nisso, resolvi criar este tópico para falarmos sobre desodorantes e antitranspirantes.

Antes de debatermos nossas preferências, acho interessante diferenciarmos as três grandes categorias de produtos destinados a prevenir e combater os maus odores corporais: desodorantes, antitranspirantes/antiperspirantes.

Os desodorantes, como o próprio nome sugere, têm a finalidade de acabar com o odor. Para isso, ele age regulando a temperatura corporal, resfriando o corpo quando é evaporado, e também combatendo a proliferação de bactérias que existem em nossa pele e que são responsáveis pela alteração do nosso cheiro. Desodorantes, via de regra, não possuem cheiro e são compostos basicamente de água (alguns chegam à incrível porcentagem de 99% em sua fórmula). O restante é formado por uma mistura de ácidos, íons de potássio, sódio e uréia, além do triclosan, principal inibidor de bactérias. O desodorante é indicado para aquelas pessoas (sortudas) que transpiram pouco e não notam grandes alterações em seu odor corporal.

Os antitranspirantes (ou antiperspirantes) são produtos criados com a função de controlar a transpiração, impedindo que o corpo sue em excesso. Com o tempo, o produto foi se desenvolvendo e incorporou, também, a função de desodorizar o corpo. Antitranspirantes contém, em sua maioria, cloridrato de alumínio como seu principal ativo, sendo ele o responsável por "bloquear" os canais das glândulas sudoríparas, coagulando proteínas nos dutos por onde o suor deveria sair. Este costuma ser o principal motivo para apresentarmos irritação nas axilas e outras regiões onde aplicamos antitranspirantes.

Ambos os produtos podem ser encontrados em diferentes embalagens/formatos, sendo os mais comuns creme, roll-on, spray e aerosol. A questão da eficiência irá variar de acordo com cada corpo. Sprays e aerossóis são os que secam mais rápidos e são acusados de serem causadores de manchas, tanto na pele, quanto na roupa. O creme, por sua vez, é o que apresenta maior capacidade de hidratação.

Qual o desodorante preferido de vocês?
O que eu uso a mais tempo é o Old Spice - Lenha. Foi um dos poucos que não me causou nenhum tipo de irritação na pele.
Revolt against the modern world
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-07-2023 por Henry.)
Excelente tópico, pode gerar uma discussão bem interessante!

Ultimamente eu tenho utilizado os da Gillette em gel, na minha pele foi o que se comportou melhor, além de ter um custo x beneficio melhor que os aerossóis.
Eu uso e recomendo sempre, gosto muito!
Já testei vários, mas o que realmente funciona muito bem comigo é o " clássico" Rexona Roll on.
Uso o Gillette gel. Bastante eficiente e dura muito.

Ótimo custo x benefício.
Acho que valeria adicionar ao tópico como, assim como a espuma em lata, o desodorante aerosol também contém químicos não muito saudáveis.

Eu só uso desodorante sem cheiro hoje em dia. Gosto mais assim, posso escolher um perfume que vai durar mais e cheirar melhor, e deixo o desodorante pro trabalho que ele foi feito pra fazer: reduzir a transpiração.

Uso nivea roll on sem perfume.
(20-07-2023)MrStanq Escreveu: Acho que valeria adicionar ao tópico como, assim como a espuma em lata, o desodorante aerosol também contém químicos não muito saudáveis.

Eu só uso desodorante sem cheiro hoje em dia. Gosto mais assim, posso escolher um perfume que vai durar mais e cheirar melhor, e deixo o desodorante pro trabalho que ele foi feito pra fazer: reduzir a transpiração.

Uso nivea roll on sem perfume.

Ótimo adendo, MrStanq.

Eu ando à procura de um desodorante sem perfume, mas o da Nívea não funcionam muito bem pra mim.
Revolt against the modern world
Grande tópico

Eu sou um dos felizardos que foram sorteados pela natureza com um B.O desgraçado…

Pior; meu trabalho não me permite usar apenas desodorizantes, tem mesmo de ser antiperspirante senão a coisa corre mal.

Acreditem ou não, o melhor que já usei é o baratíssimo creme herbíssimo em pote que se acha em qualquer lado aí no Brasil. Contudo, aqui em Portugal ainda não encontrei uma alternativa semelhante por valores em conta, apenas um da L’occitane que de facto é fantástico, mas custou-me 14 freaking Euros o pote de 50g!!!

[Imagem: 13e819401b5dd4d50584901e68f6f8b8.jpg]


Ou seja; não vou repetir.

Então o que me resta é desenrascar-me com os desodorizantes mais fortes como o rexona extreme, old spice odour blocker, sempre em stick porque em spray decididamente nada me adianta.

É dureza


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
(21-07-2023)Gago Escreveu: Grande tópico

Eu sou um dos felizardos que foram sorteados pela natureza com um B.O desgraçado…

Pior; meu trabalho não me permite usar apenas desodorizantes, tem mesmo de ser antiperspirante senão a coisa corre mal.

Acreditem ou não, o melhor que já usei é o baratíssimo creme herbíssimo em pote que se acha em qualquer lado aí no Brasil. Contudo, aqui em Portugal ainda não encontrei uma alternativa semelhante por valores em conta, apenas um da L’occitane que de facto é fantástico, mas custou-me 14 freaking Euros o pote de 50g!!!

[Imagem: 13e819401b5dd4d50584901e68f6f8b8.jpg]


Ou seja; não vou repetir.

Então o que me resta é desenrascar-me com os desodorizantes mais fortes como o rexona extreme, old spice odour blocker, sempre em stick porque em spray decididamente nada me adianta.

É dureza


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Infelizmente nosso corpo insiste em produzir esses odores ruins, Gago.
Desconhecia esse desodorante que você postou. Muito obrigado pela contribuição.
Revolt against the modern world
[Imagem: 41pdLIxZRaL._AC_SX679_.jpg]   [Imagem: 51eFhdZw9TL._AC_SX679_.jpg]
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-07-2023 por Hu3ir0.)
Ultimamente estou usando esses que custam barato e funcionam. O último costumo usar só em casa, pra evitar tanto alumínio.
Obs: percebi que quando uso um sabonete menos hidratante e mais adstringente como o sabonete de coco da Granado, ajuda evitar o CC.

   




usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)