Conservação dos sabões de barbear

7 Respostas, 1250 Views

Olá, pessoal!

No tópico Métodos de preparação da espuma, tratei de uma dica do youtuber IAMCDB para a montagem da espuma a partir do sabão, sugerindo a alternativa de retirar uma pequena porção do sabão com uma espátula ou colher e espalhá-la no fundo do bowl, em vez de carregar o pincel diretamente no pote.

Comentei ali que via nessa alternativa a vantagem de contribuir para uma maior durabilidade dos sabões, na medida em que evitava o seu contato com a água.

O mesmo youtuber reforça essa ideia em outro vídeo ("Maximizing the Longevity of your Shaving Soaps"), alertando que é inevitável que a água despejada sobre o sabão no ato de carregar o pincel infiltre-se pelas laterais do pote e deposite-se no fundo, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, e a deterioração do sabão.

Ele reconhece que é mais divertido carregar o pincel no sabão, com o que eu concordo, mas diz que tem conseguido manter seus sabões íntegros por anos ao evitar o contato destes com a água e outros agentes externos.

Acho que vale a pena conferir.
2 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto, luinildahenrique
Eu carrego direto o sabão e tenho alguns com anos, nunca estragou
Cremes sim são mais sensíveis ao tempo.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
1 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto
Eu também carrego direto no sabão, o único cuidado que tenho é virar o pote de cabeça para baixo enquanto me barbeio, tenho sabão de anos e estão a pleno vapor.
Não possuo essa neura carrego o pincel no sabão sem traumas, no fim lavo o pote pra tirar o excesso e coloco de cabeça pra baixo pra secar.

Uso lâminas também no máximo 2 vezes e jogo fora, mesmo podendo usar bem mas....

A quantidade e preço dos sabões são razoáveis, então não tenho essa neura de tantos cuidados, mas respeito muito quem tem esse cuidado....

O que importa é ser feliz.....

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk
Eu venho carregando diretamente no pote também. Depois deixo secar bem antes de guardar o sabão.

Mas tenho pouco tempo de hobby, então, em tese, ainda não teria dado tempo de estragar nenhum.

Por isso, é bom ouvir o depoimento dos confrades com mais quilometragem.
meu mais antigo é o Proraso boião verde comprado em 2018.
faço espuma, quando termino de fazer a barba lavo bastante com água corrente, pra tirar todo resquício de espuma e deixo secar aberto no parapeito da janela por 12h+

jamais deixo qualquer equipamento secando no banheiro por conta dos coliformes fecais voadores. nem minha escova de dentes fica no banheiro.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2023 por Hu3ir0.)
Tudo que faço é não deixar excesso de água ou espuma no sabão e mantenho o pote fechado, em lugar livre da luz solar.
Revolt against the modern world
1 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)