Pedras para Afiar Navalhas: como comprar?

10 Respostas, 2581 Views

Este era um tópico meu no antigo fórum que vou escrever novamente.
Vou listar a ordem de compras e depois vou completando cada um com o porquê e como usar cada pedra.
Vale lembrar que a afiacão de navalhas não é uma receida de bolos, pois muitas navalhas reagem de forma diferente com a mesma pedra. E também diferentes pedras com a mesma gramatura podem também dar resultados diferentes.
Mas, no geral, o que estiver escrito aqui, será um bom início para quem não sabe nada.

Arrow Arrow Arrow  Com a ajuda do Danilo, consegui achar o post original completo. Aqui está ele.

Demorei um bocado para escrever esse tópico pois é um tema complexo com muitas variantes e variáveis, mas aqui vai.

Vou tentar juntar aqui "tudo" de uma forma resumida o que eu posso indicar por experiência própria e por leitura da opinião e orientação de navalheiros muito mais experientes que eu no que diz respeito à escolha de pedras e por qual pedra começar.

A primeira informacão que posso dar aos iniciantes e: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS, comprem pedras sinteticas pois a gramatura e definida e você vai saber onde esta pisando (ou melhor afiando). Pedras naturais nao tem gramatura exata requerem muitos testes e conhecimento e por isso são mais dificeis ao iniciante. O que leva a frustracão por falta de resultados em muitos casos e desgaste prematuro e desnecessário do material usado (pedra, navalha e etc).

Quando falamos em comprar pedras de afiar, imediatamente vem à cabeca do iniciante que ele vai ter que gastar uma pequena fortuna em pedras pois ele terá que no minimo comprar uma pedra base para fazer o fio (1k ou 2k), uma intermediária (4k ou 5k) e uma finalizadora (que pode ser qualquer coisa de 8k pra cima). Em parte isso é verdade, pois sem essas pedras todas a navalha não vai funcionar. Mas ninguém precisa de todas as pedras de uma só vez. O iniciante normalmente não vai saber usar tudo e nem saber usar usar a pedra base que é a mais importante em todo o processo, pois sem o fio bem feito, as outras pedras não vão funcionar. Então por onde comecar???

Primeiro de tudo, mande sua navalha para alguém que saiba afiar direito e comece as compras pelo fim.

Como assim pelo fim? Com a navalha shave ready você só vai precisar do assentador, que se usado com a técnica correta, vai manter o fio da sua navalha nos primeiros 3 meses (no mínimo). Então a sua primeira compra vai ser um assentador e não uma pedra. 

Mas qual assentador devo comprar? O melhor que seu bolso permitir.

Devo comprar assentador de palheta/tábua (paddle strop) ou de pendurar (hanging strop)? isso é preferência pessoal. Mas devo chamar a atencão à uma coisa: se a afiacão da navalha foi feita com fita isolante no dorso, quando for usar o assentador de palheta, deve-se usar a navalha com fita também pois sem a fita não vai se alcancar o ápice do fio durante a rotina de assentamento do fio, isso devido a dureza do assentador de palheta que não vai ceder durante o processo (mas ha quem use sem a fita no dorso pois não sente diferenca nenhuma entre as duas opcões). Já se for usar o assentador de pendurar a fita isolante não é necessária pois o assentador cede um pouco durante o processo o que vai permitir que se alcance o àpice do fio.

Qual a minha indicacão ao iniciante? Compre um paddle strop pois é mais fácil de usar que o hanging strop e o risco de se arredondar o fio é muito menor com o paddle strop.

Existe alguma opcão temporária? Sim. Pode-se improvisar com um pedaco de jeans ou até mesmo com uma folha de jornal apoiada num livro de capa dura.

Durante esses 3 primeiros (ou mais) meses já deu tempo de planejar e juntar uma grana para comprar a primeira pedra.
Qual pedra deve-se comprar?
Comece pela finalizadora. Uma pedra 12000 (12k).
Por quê?
Porque o que o iniciante vai precisar é só de retocar o fio da navalha, não vai precisar afiar desde o início, e pra isso a pedra finalizadora vai funcionar perfeitamente. A outra razão é que para dar um retoque no fio da navalha, dependendo da pedra, não se precisa mais que 20 passagens (ida e volta trocando o lado) o que é quase nada se comparado com o processo todo de afiacão. E com isso o iniciante vai mantendo a navalha afiada e também vai aprendendo a técnica de afiacão aos poucos por estar fazendo retoques no fio com poucas passagens o que diminui muito o risco de erros por falta de técnica, atencão ou cansaco.
Vale dizer também, que só com os retoques ha quem diga que pode-se manter a navalha indefinidamente se feito de forma correta. Mas digamos que conseguimos manter a navalha por mais 6 meses. Então já são 6 meses para planejar e juntar grana para a próxima compra.

Quando você perceber que mesmo com os retoques a navalha fica puxando um pouco os pelos, já está na hora da próxima pedra. A próxima na sequência decrescente é a 8000 que também é considerada uma finalizadora mas com um pouco mais de poder de corte.
Aqui você já adquiriu um pouco da técnica de afiacão durante o uso da finalizadora e já pode comecar a alongar mais no uso das pedras.
A partir daqui principalmente é importante ter em mente uma regrinha da afiacã o de navalhas: MENOS É MAIS. (isso vale para a pedra de retoque também)
Faca algumas poucas passadas nessa pedra (umas 5 ou 6 talvez e aumente na próxima vez se precisar), depois faca sua rotina de retoque na finalizadora, passe no assentador e vá para o shave test. Se não estiver bom, repita o mesmo processo o número de vezes que for necessário (claro que se esse processo comecar a não ter fim, a navalha terá que ser afiada desde o início). Acho que um número máximo desse processo ficaria em torno de umas 4 vezes. Se mesmo depois de todas as tentativas a sua navalha não estiver barbeando bem é por que alguma coisa de errado aconteceu no caminho. Mande-a para alguém que saiba afiar e preste bastante atencão na técnica quando for fazer retoques.
Da mesma forma que antes, isso deve te dar mais uns 6 meses de uso da navalha e também mais tempo para juntar grana e planejar a próxima compra.

Quando mesmo com o uso da pedra 8k, 12k e assentador a sua navalha não ficou boa, chegou a hora de uma pedra com um pouco de agressividade: pedra 4k.
E aqui comecamos a afiacão "de leve" ou completa.
Vamos usar a pedra 4k.
Se uma navalha precisa de uma pedra 4k significa que está bem próximo de ter que se fazer a afiacão por completo. Então temos dois caminhos:

1 - Tentar com a pedra 4k num caminho semelhante ao da 8k.

2 - Ir direto para a pedra 1k ou 2k pois resolve-se mais rápido o problema fazendo a afiacão por completo.

Escolhendo a primeira opcão, teríamos algo mais ou menos assim:

Pedra 4k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele. Na pedra  8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele, mas à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro.

Escolhendo a segunda opcão teríamos algo mais ou menos assim (afiacão completa):

Na pedra 1k ou 2k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele (o que vai acontecer mais rápido que a 4k). Na pedra 4k faca ciclos de 10 passagens e teste se corte os pelos ao nível da pele com mais facilidade que da 1k e pode-se também à meia altura dos pelos (o que pode ou não acontecer). Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele e sim à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro. Aqui é de um forma bem resumida todo o processo de afiacão.

Como já deu pra perceber, as pedras 1k e 4k podem ser compradas juntas ou separadas dependendo do caminho que se escolha.

Relembrando a ordem das compras:

Assentador de palheta
Pedra 12k
Pedra 8k
Pedra 4k (ou junta com a 1k)
pedra 1k
(comprando desta forma aprende-se a afiacão gradativamente e gasta-se gradativamente também)

O texto com certeza não está completo e pode ter algumas coisas que precisem ser ajustadas.

Lembre que em afiacão de navalhas: MENOS É MAIS.

Tudo que está escrito aqui é em relacão a pedras sintéticas.

Velocidade não é importante na afiacão. Técnica é.

Use uma pressão leve na navalha durante a afiacão.

Durante o uso do STROP, NAO FACA FORÇA! Tal como a navalha na pedra: uma pressão leve também no strop.

Uma dica sobre a afiaçao e sempre olhar o FIO e a ESPINHA para avaliar o desbaste!

A navalha tem que estar 100% chapada na pedra: Dorso e fio tem que estar em contato constante ao mesmo tempo com a pedra.

Iniciantes: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS COMO SUAS PRIMEIRAS PEDRAS.

Todos os números escritos aqui são teóricos e apenas para servir de referencia durante o processo de afiacão pois cada navalha é uma navalha. Portanto anotem tudo que vocês fizerem durante a afiacão da sua navalha. Pode-se precisar de mais passagens ou menos passagens.

Críticas por MP por favor. 

Espero que esse texto seja mais um para ajudar a todos que querem comecar a afiar suas próprias navalhas.

Todo o texto escrito pode sofrer alteracões e correcões por mim, pois eu continuo lendo e estudando e aprendendo sobre o assunto, então muita coisa pode mudar.
  Arrow Med stål mot strupen.Cool
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2023 por Flávio.)
4 curtida(s) para esse Post:
  • andrecovello, Charlie Parker, Flávio Augusto, gneto
Precisa de várias pedras para afiar?
(08-07-2023)thony Escreveu: Precisa de várias pedras para afiar?

Sim Tony.

O fio se faz com a pedra 1000 e o polimento com a sequência das outras e o strop.
  Arrow Med stål mot strupen.Cool
Grande tópico

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Excelente conteúdo, agrega muito conhecimento ao fórum!
Realmente manter navalhas em perfeita condição é uma arte.

Enviado de meu SM-M526B usando o Tapatalk
A minha dúvida é diretamente para facas, mas que também pode servir para navalhas... posso obter um resultado satisfatório usando lixas em vez que pedras? E que lixas eu poderia comprar para ter um bom resultado na faca? 600, 800, 1000, 2000, ...
Flavio, que tutorial maravilhoso ... Parabéns!!!! Deixa muito, mas muito claro (pra quem cozinha e afia facas) a diferença e delicadeza que se precisa ter pra afiar / manter o fio de uma navalha que é muito, mas muito mais delicada que facas de cozinha rss (obviamente). Obrigado por compartilhar!!!
1 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)