Este era um tópico meu no antigo fórum que vou escrever novamente.
Vou listar a ordem de compras e depois vou completando cada um com o porquê e como usar cada pedra.
Vale lembrar que a afiacão de navalhas não é uma receida de bolos, pois muitas navalhas reagem de forma diferente com a mesma pedra. E também diferentes pedras com a mesma gramatura podem também dar resultados diferentes.
Mas, no geral, o que estiver escrito aqui, será um bom início para quem não sabe nada.
Com a ajuda do Danilo, consegui achar o post original completo. Aqui está ele.
Demorei um bocado para escrever esse tópico pois é um tema complexo com muitas variantes e variáveis, mas aqui vai.
Vou tentar juntar aqui "tudo" de uma forma resumida o que eu posso indicar por experiência própria e por leitura da opinião e orientação de navalheiros muito mais experientes que eu no que diz respeito à escolha de pedras e por qual pedra começar.
A primeira informacão que posso dar aos iniciantes e: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS, comprem pedras sinteticas pois a gramatura e definida e você vai saber onde esta pisando (ou melhor afiando). Pedras naturais nao tem gramatura exata requerem muitos testes e conhecimento e por isso são mais dificeis ao iniciante. O que leva a frustracão por falta de resultados em muitos casos e desgaste prematuro e desnecessário do material usado (pedra, navalha e etc).
Quando falamos em comprar pedras de afiar, imediatamente vem à cabeca do iniciante que ele vai ter que gastar uma pequena fortuna em pedras pois ele terá que no minimo comprar uma pedra base para fazer o fio (1k ou 2k), uma intermediária (4k ou 5k) e uma finalizadora (que pode ser qualquer coisa de 8k pra cima). Em parte isso é verdade, pois sem essas pedras todas a navalha não vai funcionar. Mas ninguém precisa de todas as pedras de uma só vez. O iniciante normalmente não vai saber usar tudo e nem saber usar usar a pedra base que é a mais importante em todo o processo, pois sem o fio bem feito, as outras pedras não vão funcionar. Então por onde comecar???
Primeiro de tudo, mande sua navalha para alguém que saiba afiar direito e comece as compras pelo fim.
Como assim pelo fim? Com a navalha shave ready você só vai precisar do assentador, que se usado com a técnica correta, vai manter o fio da sua navalha nos primeiros 3 meses (no mínimo). Então a sua primeira compra vai ser um assentador e não uma pedra.
Mas qual assentador devo comprar? O melhor que seu bolso permitir.
Devo comprar assentador de palheta/tábua (paddle strop) ou de pendurar (hanging strop)? isso é preferência pessoal. Mas devo chamar a atencão à uma coisa: se a afiacão da navalha foi feita com fita isolante no dorso, quando for usar o assentador de palheta, deve-se usar a navalha com fita também pois sem a fita não vai se alcancar o ápice do fio durante a rotina de assentamento do fio, isso devido a dureza do assentador de palheta que não vai ceder durante o processo (mas ha quem use sem a fita no dorso pois não sente diferenca nenhuma entre as duas opcões). Já se for usar o assentador de pendurar a fita isolante não é necessária pois o assentador cede um pouco durante o processo o que vai permitir que se alcance o àpice do fio.
Qual a minha indicacão ao iniciante? Compre um paddle strop pois é mais fácil de usar que o hanging strop e o risco de se arredondar o fio é muito menor com o paddle strop.
Existe alguma opcão temporária? Sim. Pode-se improvisar com um pedaco de jeans ou até mesmo com uma folha de jornal apoiada num livro de capa dura.
Durante esses 3 primeiros (ou mais) meses já deu tempo de planejar e juntar uma grana para comprar a primeira pedra.
Qual pedra deve-se comprar?
Comece pela finalizadora. Uma pedra 12000 (12k).
Por quê?
Porque o que o iniciante vai precisar é só de retocar o fio da navalha, não vai precisar afiar desde o início, e pra isso a pedra finalizadora vai funcionar perfeitamente. A outra razão é que para dar um retoque no fio da navalha, dependendo da pedra, não se precisa mais que 20 passagens (ida e volta trocando o lado) o que é quase nada se comparado com o processo todo de afiacão. E com isso o iniciante vai mantendo a navalha afiada e também vai aprendendo a técnica de afiacão aos poucos por estar fazendo retoques no fio com poucas passagens o que diminui muito o risco de erros por falta de técnica, atencão ou cansaco.
Vale dizer também, que só com os retoques ha quem diga que pode-se manter a navalha indefinidamente se feito de forma correta. Mas digamos que conseguimos manter a navalha por mais 6 meses. Então já são 6 meses para planejar e juntar grana para a próxima compra.
Quando você perceber que mesmo com os retoques a navalha fica puxando um pouco os pelos, já está na hora da próxima pedra. A próxima na sequência decrescente é a 8000 que também é considerada uma finalizadora mas com um pouco mais de poder de corte.
Aqui você já adquiriu um pouco da técnica de afiacão durante o uso da finalizadora e já pode comecar a alongar mais no uso das pedras.
A partir daqui principalmente é importante ter em mente uma regrinha da afiacã o de navalhas: MENOS É MAIS. (isso vale para a pedra de retoque também)
Faca algumas poucas passadas nessa pedra (umas 5 ou 6 talvez e aumente na próxima vez se precisar), depois faca sua rotina de retoque na finalizadora, passe no assentador e vá para o shave test. Se não estiver bom, repita o mesmo processo o número de vezes que for necessário (claro que se esse processo comecar a não ter fim, a navalha terá que ser afiada desde o início). Acho que um número máximo desse processo ficaria em torno de umas 4 vezes. Se mesmo depois de todas as tentativas a sua navalha não estiver barbeando bem é por que alguma coisa de errado aconteceu no caminho. Mande-a para alguém que saiba afiar e preste bastante atencão na técnica quando for fazer retoques.
Da mesma forma que antes, isso deve te dar mais uns 6 meses de uso da navalha e também mais tempo para juntar grana e planejar a próxima compra.
Quando mesmo com o uso da pedra 8k, 12k e assentador a sua navalha não ficou boa, chegou a hora de uma pedra com um pouco de agressividade: pedra 4k.
E aqui comecamos a afiacão "de leve" ou completa.
Vamos usar a pedra 4k.
Se uma navalha precisa de uma pedra 4k significa que está bem próximo de ter que se fazer a afiacão por completo. Então temos dois caminhos:
1 - Tentar com a pedra 4k num caminho semelhante ao da 8k.
2 - Ir direto para a pedra 1k ou 2k pois resolve-se mais rápido o problema fazendo a afiacão por completo.
Escolhendo a primeira opcão, teríamos algo mais ou menos assim:
Pedra 4k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele. Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele, mas à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro.
Escolhendo a segunda opcão teríamos algo mais ou menos assim (afiacão completa):
Na pedra 1k ou 2k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele (o que vai acontecer mais rápido que a 4k). Na pedra 4k faca ciclos de 10 passagens e teste se corte os pelos ao nível da pele com mais facilidade que da 1k e pode-se também à meia altura dos pelos (o que pode ou não acontecer). Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele e sim à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro. Aqui é de um forma bem resumida todo o processo de afiacão.
Como já deu pra perceber, as pedras 1k e 4k podem ser compradas juntas ou separadas dependendo do caminho que se escolha.
Relembrando a ordem das compras:
Assentador de palheta
Pedra 12k
Pedra 8k
Pedra 4k (ou junta com a 1k)
pedra 1k
(comprando desta forma aprende-se a afiacão gradativamente e gasta-se gradativamente também)
O texto com certeza não está completo e pode ter algumas coisas que precisem ser ajustadas.
Lembre que em afiacão de navalhas: MENOS É MAIS.
Tudo que está escrito aqui é em relacão a pedras sintéticas.
Velocidade não é importante na afiacão. Técnica é.
Use uma pressão leve na navalha durante a afiacão.
Durante o uso do STROP, NAO FACA FORÇA! Tal como a navalha na pedra: uma pressão leve também no strop.
Uma dica sobre a afiaçao e sempre olhar o FIO e a ESPINHA para avaliar o desbaste!
A navalha tem que estar 100% chapada na pedra: Dorso e fio tem que estar em contato constante ao mesmo tempo com a pedra.
Iniciantes: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS COMO SUAS PRIMEIRAS PEDRAS.
Todos os números escritos aqui são teóricos e apenas para servir de referencia durante o processo de afiacão pois cada navalha é uma navalha. Portanto anotem tudo que vocês fizerem durante a afiacão da sua navalha. Pode-se precisar de mais passagens ou menos passagens.
Críticas por MP por favor.
Espero que esse texto seja mais um para ajudar a todos que querem comecar a afiar suas próprias navalhas.
Todo o texto escrito pode sofrer alteracões e correcões por mim, pois eu continuo lendo e estudando e aprendendo sobre o assunto, então muita coisa pode mudar.
Vou listar a ordem de compras e depois vou completando cada um com o porquê e como usar cada pedra.
Vale lembrar que a afiacão de navalhas não é uma receida de bolos, pois muitas navalhas reagem de forma diferente com a mesma pedra. E também diferentes pedras com a mesma gramatura podem também dar resultados diferentes.
Mas, no geral, o que estiver escrito aqui, será um bom início para quem não sabe nada.
Com a ajuda do Danilo, consegui achar o post original completo. Aqui está ele.
Demorei um bocado para escrever esse tópico pois é um tema complexo com muitas variantes e variáveis, mas aqui vai.
Vou tentar juntar aqui "tudo" de uma forma resumida o que eu posso indicar por experiência própria e por leitura da opinião e orientação de navalheiros muito mais experientes que eu no que diz respeito à escolha de pedras e por qual pedra começar.
A primeira informacão que posso dar aos iniciantes e: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS, comprem pedras sinteticas pois a gramatura e definida e você vai saber onde esta pisando (ou melhor afiando). Pedras naturais nao tem gramatura exata requerem muitos testes e conhecimento e por isso são mais dificeis ao iniciante. O que leva a frustracão por falta de resultados em muitos casos e desgaste prematuro e desnecessário do material usado (pedra, navalha e etc).
Quando falamos em comprar pedras de afiar, imediatamente vem à cabeca do iniciante que ele vai ter que gastar uma pequena fortuna em pedras pois ele terá que no minimo comprar uma pedra base para fazer o fio (1k ou 2k), uma intermediária (4k ou 5k) e uma finalizadora (que pode ser qualquer coisa de 8k pra cima). Em parte isso é verdade, pois sem essas pedras todas a navalha não vai funcionar. Mas ninguém precisa de todas as pedras de uma só vez. O iniciante normalmente não vai saber usar tudo e nem saber usar usar a pedra base que é a mais importante em todo o processo, pois sem o fio bem feito, as outras pedras não vão funcionar. Então por onde comecar???
Primeiro de tudo, mande sua navalha para alguém que saiba afiar direito e comece as compras pelo fim.
Como assim pelo fim? Com a navalha shave ready você só vai precisar do assentador, que se usado com a técnica correta, vai manter o fio da sua navalha nos primeiros 3 meses (no mínimo). Então a sua primeira compra vai ser um assentador e não uma pedra.
Mas qual assentador devo comprar? O melhor que seu bolso permitir.
Devo comprar assentador de palheta/tábua (paddle strop) ou de pendurar (hanging strop)? isso é preferência pessoal. Mas devo chamar a atencão à uma coisa: se a afiacão da navalha foi feita com fita isolante no dorso, quando for usar o assentador de palheta, deve-se usar a navalha com fita também pois sem a fita não vai se alcancar o ápice do fio durante a rotina de assentamento do fio, isso devido a dureza do assentador de palheta que não vai ceder durante o processo (mas ha quem use sem a fita no dorso pois não sente diferenca nenhuma entre as duas opcões). Já se for usar o assentador de pendurar a fita isolante não é necessária pois o assentador cede um pouco durante o processo o que vai permitir que se alcance o àpice do fio.
Qual a minha indicacão ao iniciante? Compre um paddle strop pois é mais fácil de usar que o hanging strop e o risco de se arredondar o fio é muito menor com o paddle strop.
Existe alguma opcão temporária? Sim. Pode-se improvisar com um pedaco de jeans ou até mesmo com uma folha de jornal apoiada num livro de capa dura.
Durante esses 3 primeiros (ou mais) meses já deu tempo de planejar e juntar uma grana para comprar a primeira pedra.
Qual pedra deve-se comprar?
Comece pela finalizadora. Uma pedra 12000 (12k).
Por quê?
Porque o que o iniciante vai precisar é só de retocar o fio da navalha, não vai precisar afiar desde o início, e pra isso a pedra finalizadora vai funcionar perfeitamente. A outra razão é que para dar um retoque no fio da navalha, dependendo da pedra, não se precisa mais que 20 passagens (ida e volta trocando o lado) o que é quase nada se comparado com o processo todo de afiacão. E com isso o iniciante vai mantendo a navalha afiada e também vai aprendendo a técnica de afiacão aos poucos por estar fazendo retoques no fio com poucas passagens o que diminui muito o risco de erros por falta de técnica, atencão ou cansaco.
Vale dizer também, que só com os retoques ha quem diga que pode-se manter a navalha indefinidamente se feito de forma correta. Mas digamos que conseguimos manter a navalha por mais 6 meses. Então já são 6 meses para planejar e juntar grana para a próxima compra.
Quando você perceber que mesmo com os retoques a navalha fica puxando um pouco os pelos, já está na hora da próxima pedra. A próxima na sequência decrescente é a 8000 que também é considerada uma finalizadora mas com um pouco mais de poder de corte.
Aqui você já adquiriu um pouco da técnica de afiacão durante o uso da finalizadora e já pode comecar a alongar mais no uso das pedras.
A partir daqui principalmente é importante ter em mente uma regrinha da afiacã o de navalhas: MENOS É MAIS. (isso vale para a pedra de retoque também)
Faca algumas poucas passadas nessa pedra (umas 5 ou 6 talvez e aumente na próxima vez se precisar), depois faca sua rotina de retoque na finalizadora, passe no assentador e vá para o shave test. Se não estiver bom, repita o mesmo processo o número de vezes que for necessário (claro que se esse processo comecar a não ter fim, a navalha terá que ser afiada desde o início). Acho que um número máximo desse processo ficaria em torno de umas 4 vezes. Se mesmo depois de todas as tentativas a sua navalha não estiver barbeando bem é por que alguma coisa de errado aconteceu no caminho. Mande-a para alguém que saiba afiar e preste bastante atencão na técnica quando for fazer retoques.
Da mesma forma que antes, isso deve te dar mais uns 6 meses de uso da navalha e também mais tempo para juntar grana e planejar a próxima compra.
Quando mesmo com o uso da pedra 8k, 12k e assentador a sua navalha não ficou boa, chegou a hora de uma pedra com um pouco de agressividade: pedra 4k.
E aqui comecamos a afiacão "de leve" ou completa.
Vamos usar a pedra 4k.
Se uma navalha precisa de uma pedra 4k significa que está bem próximo de ter que se fazer a afiacão por completo. Então temos dois caminhos:
1 - Tentar com a pedra 4k num caminho semelhante ao da 8k.
2 - Ir direto para a pedra 1k ou 2k pois resolve-se mais rápido o problema fazendo a afiacão por completo.
Escolhendo a primeira opcão, teríamos algo mais ou menos assim:
Pedra 4k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele. Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele, mas à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro.
Escolhendo a segunda opcão teríamos algo mais ou menos assim (afiacão completa):
Na pedra 1k ou 2k faca quantos ciclos de 10 passagens forem necessários até que a navalha corte os pelos do braco sem esforco ao nível da pele (o que vai acontecer mais rápido que a 4k). Na pedra 4k faca ciclos de 10 passagens e teste se corte os pelos ao nível da pele com mais facilidade que da 1k e pode-se também à meia altura dos pelos (o que pode ou não acontecer). Na pedra 8k faca talvez entre 20 e 60 passagens e teste novamente mas não ao nível da pele e sim à meia altura do pelo. Na pedra 12k faca entre 10 e 20 passagens que deve ser suficiente. No assentador faca umas 20 à 30 passagens no lado grosso do couro ou no tecido e depois entre 50 ou 60 passagens no lado fino do couro. Aqui é de um forma bem resumida todo o processo de afiacão.
Como já deu pra perceber, as pedras 1k e 4k podem ser compradas juntas ou separadas dependendo do caminho que se escolha.
Relembrando a ordem das compras:
Assentador de palheta
Pedra 12k
Pedra 8k
Pedra 4k (ou junta com a 1k)
pedra 1k
(comprando desta forma aprende-se a afiacão gradativamente e gasta-se gradativamente também)
O texto com certeza não está completo e pode ter algumas coisas que precisem ser ajustadas.
Lembre que em afiacão de navalhas: MENOS É MAIS.
Tudo que está escrito aqui é em relacão a pedras sintéticas.
Velocidade não é importante na afiacão. Técnica é.
Use uma pressão leve na navalha durante a afiacão.
Durante o uso do STROP, NAO FACA FORÇA! Tal como a navalha na pedra: uma pressão leve também no strop.
Uma dica sobre a afiaçao e sempre olhar o FIO e a ESPINHA para avaliar o desbaste!
A navalha tem que estar 100% chapada na pedra: Dorso e fio tem que estar em contato constante ao mesmo tempo com a pedra.
Iniciantes: NÃO COMPREM PEDRAS NATURAIS COMO SUAS PRIMEIRAS PEDRAS.
Todos os números escritos aqui são teóricos e apenas para servir de referencia durante o processo de afiacão pois cada navalha é uma navalha. Portanto anotem tudo que vocês fizerem durante a afiacão da sua navalha. Pode-se precisar de mais passagens ou menos passagens.
Críticas por MP por favor.
Espero que esse texto seja mais um para ajudar a todos que querem comecar a afiar suas próprias navalhas.
Todo o texto escrito pode sofrer alteracões e correcões por mim, pois eu continuo lendo e estudando e aprendendo sobre o assunto, então muita coisa pode mudar.
Med stål mot strupen.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2023 por Flávio.)