Como limpar SRs

10 Respostas, 2164 Views

Um amigo me perguntou como mantenho limpas minhas SRs.
Nesse undo do wet shave, cada um tem seu jeito.........
Ai exopliquei que limpo co m detergente e escova de dentes, aquelas que uso em rotação  (pra ser honesto, de vez em quando).
Qdo compro usadas, faço este processo tb, e desinfeto com alcool.
Claro que cada cabeça pensa de um jeito.
Nunca deixo a lâmina no barbeador, após o barbear, retiro e guardo no papel da embalagem (isso evita ferrugem)
Pra mim é  o suficiente.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Como vocês fazem a limpeza de suas SRs?
Descrevam pfv, para que os mais novos no hobby tirem suas próprias conclusões.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-07-2023 por thony.)
1 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto
Só limpo quando pega ferrugem da lâmina….

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Nunca comprei SR usadas, mas se o fizesse, seguiria o procedimento indicado pelo Thony.

Após o uso, sempre desmonto a máquina e lavo com água corrente. Se noto que está embaçada por excesso de espuma, uso bucha vegetal para uma limpeza melhor. Faço o mesmo com a lâmina.
Guardo desmontada. Nunca guardo a SR úmida, deixo sempre secar totalmente antes de voltá-la pra gaveta.

Aproveitando o tópico, gostaria de dicas de limpeza e conservação de pincéis e também dos sabões.
Revolt against the modern world
As minhas eu limpo em água corrente. Desmonto, deixo em água corrente até sair todos os pelos e resquícios de espuma e monto de novo.

Se for usar o aparelho novamente, depois de montar só dou uma sacudida pra sair o excesso de água, e coloco no suporte. 

Agora se pretendo usar outro aparelho no próximo barbear, após a água corrente eu seco bem com uma toalha e guardo ele desmontado em um estojinho e viagem que comprei da Yaqi. E a lâmina dou um peteleco pra tirar o excesso de água e ai volto ela para o papel da embalagem.

Segue em anexo a foto do estojo

Arquivo(s) anexado(s) Imagem(s)

Saudações 
Paulo César S.J.
Boa discussão, Thony.

As minhas, depois do uso, desmonto (caso seja borboleta deixo o cabeçal aberto) e lavo com água corrente e passo um pincel caso fique alguns resquícios que a água não retirou. Depois as seco com toalha e dou umas sacudidas para sair a água que fica nas partes internas, onde a toalha na chega. No fim deixo secando desmontada ou com o cabeçal aberto, para sair eventual umidade que fica nas partes internas.

Caso eu pegue para o uso e veja sujeira, que não saiu com o método acima, faço uma lavagem com sabão neutro e repito o processo a acima.

Vi que algumas pessoas recomendam a utilização de lubrificante/desingripante para manutenção das SRs, outras condenam e dizem que no máximo pode-se utilizar um óleo mineral para esse serviço. Mas como disse, não uso nenhuma dos dois. Fico só no sabão neutro.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-07-2023 por Caminski.)
Excelente tópico, foi uma das minhas duvidas no começo, mas eu prossigo com o mesmo método que o Caminski utiliza, sempre lavo bem após o uso, com agua corrente, seco na toalha, e deixo pra fora do armário desmontada, por mais algumas horas para que termine de ficar seca.
Eu tenho algumas formas de fazer a limpeza, que vai depender muito da situação, e recentemente entrei numas de complicar o processo hehe.

Primeiro, quando a SR é nova e acabou de chegar, eu lavo com sabão neutro, depois passa um alcool simples. Quando é uma SR usada, eu costumava usar alcool isopropilico 70%. Mergulhava e depois de uns minutos retirava.

Lâmina eu descarto a maioria depois do primeiro uso. Se guardo para uma segundo, é na própria SR, e essa só vê água corrente no pós barba. Abro o suficiente para passar bastante água, e com um fluxo forte para remover qualquer resto de barba ou sabão que possa ficar. Desmonto, limpo e seco cada parte e monto de novo. Fica meio rosqueada na pia até o próximo uso.

De uns tempos pra cá comecei a colecionar lâminas antigas, e aí minha preocupação aumentou um pouco. Recentemente comecei a usar Barbicide que peguei com meu barbeiro do bairro, para limpar as lâminas antigas antes de prová-las. Como é um produto feito para esterilizar esse tipo de aparelho, passei a lavar a lâmina já na SR, então antes de barbear eu deixo ela imersa num pote com Barbicide por ˜5 minutos, depois deixo secar em pé enquanto tomo banho ou faço a rotina pré barba, e passo uma água antes de começar o barbear.

Desde que comecei a fazer isso, sinto até uma melhora na resposta da pele com os aparelhos. Pode ser placebo, mas acho que irrita menos. Claro que isso vem junto de cada vez entender mais do processo também, então tem N fatores a considerar, mas atualmente eu coloco no Barbicide a SR com lâmina quando tiro do armário. Se uso ao longo daquela ou outras semanas, não volta pro Barbicide a não ser que coloque uma lâmina que não veio lacrada nela. Mas toda SR agora passa pelo Barbicide quando vai pra uso.
Eu faço desde sempre um processo simples:

Mantenho as SRs limpas e guardadas. Quando pego numa para usar ponho a lâmina, me barbeio, e no final enxáguo bem e penduro no suporte. Apenas isto.

Depois de meia dúzia de usos, as vezes mais, as vezes menos, quando sinto a lâmina menos afiada, abro aquilo, limpo a SR toda com uma escova de dentes e sabão para retirar o acúmulo de sabão e sujeiras, e substituo a lâmina. Porém se for mudar de barbeador uso pasta de dentes no lugar do detergente e guardo a SR limpa e seca.

Não há necessidade de mais que isto, mas claro que cada um cuida do que é seu da maneira que lhe convém.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Bom tópico,

Após o uso retiro a lamina e passo a SR e lâmina em agua corrente, e deixo secando até o próximo uso.

Isso por si só já evita o acúmulo de espuma e barba cortada.

Até hoje nunca comprei uma usada, mas se adquirisse uma, a levaria com uma escova e sabao, e um banho em álcool 70.

Enviado de meu SM-M526B usando o Tapatalk
(12-07-2023)MrStanq Escreveu: Eu tenho algumas formas de fazer a limpeza, que vai depender muito da situação, e recentemente entrei numas de complicar o processo hehe.

Primeiro, quando a SR é nova e acabou de chegar, eu lavo com sabão neutro, depois passa um alcool simples. Quando é uma SR usada, eu costumava usar alcool isopropilico 70%. Mergulhava e depois de uns minutos retirava.

Lâmina eu descarto a maioria depois do primeiro uso. Se guardo para uma segundo, é na própria SR, e essa só vê água corrente no pós barba. Abro o suficiente para passar bastante água, e com um fluxo forte para remover qualquer resto de barba ou sabão que possa ficar. Desmonto, limpo e seco cada parte e monto de novo. Fica meio rosqueada na pia até o próximo uso.

De uns tempos pra cá comecei a colecionar lâminas antigas, e aí minha preocupação aumentou um pouco. Recentemente comecei a usar Barbicide que peguei com meu barbeiro do bairro, para limpar as lâminas antigas antes de prová-las. Como é um produto feito para esterilizar esse tipo de aparelho, passei a lavar a lâmina já na SR, então antes de barbear eu deixo ela imersa num pote com Barbicide por ˜5 minutos, depois deixo secar em pé enquanto tomo banho ou faço a rotina pré barba, e passo uma água antes de começar o barbear.

Desde que comecei a fazer isso, sinto até uma melhora na resposta da pele com os aparelhos. Pode ser placebo, mas acho que irrita menos. Claro que isso vem junto de cada vez entender mais do processo também, então tem N fatores a considerar, mas atualmente eu coloco no Barbicide a SR com lâmina quando tiro do armário. Se uso ao longo daquela ou outras semanas, não volta pro Barbicide a não ser que coloque uma lâmina que não veio lacrada nela. Mas toda SR agora passa pelo Barbicide quando vai pra uso.

Muito bom!
Revolt against the modern world

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)