Foliculite. Pele irritada

32 Respostas, 1548 Views

Boa tarde  a todos. No dia seguinte após barbear começo a ganhar foliculite. Tenho a pele sensível. Fica sempre irritada. Alguém con mesmo problema? Noto que piores desde que comecei no barbear clássico
5 curtida(s) para esse Post:
  • BarbearClassicoBR, Flávio Augusto, Gustavo1, Henry, Papa Brush
Cara, difícil dizer o que está te causando foliculite sem maiores informações.

Posso te dizer o que me causa foliculite (sempre no pescoço) e algumas dicas que me ajudaram:

1. Me barbear contra o pelo no pescoço;

2. Espuma ruim, sem proteção;

3. Tipo de lâmina: algumas eu já abandonei porque a probabilidade de dar alguma zica é grande;

4. Pesar o barbeador sobre as áreas mais sensíveis;

5. Não preparar corretamente a pele antes do barbear. Um banho morno já ajuda;

6. Se você está iniciando, evite barbeadores muito agressivos ou com muito blade feel. Dê preferência aos mais suaves;

7. Não cuidar adequadamente da pele após o barbear;

8. Ficar passando o barbeador pela mesma área, repetidas vezes;

9. Se você tem a pele muito sensível, considere se barbear em dias alternados para que a pele se recupere;

10. Conheça o sentido do crescimento dos pelos da sua barba.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-06-2024 por Sergio D..)
(23-06-2024)Rsousa Escreveu: Boa tarde  a todos. No dia seguinte após barbear começo a ganhar foliculite. Tenho a pele sensível. Fica sempre irritada. Alguém con mesmo problema? Noto que piores desde que comecei no barbear clássico

Boa tarde Rsousa!

Para entendermos melhor a sua situação precisamos de algumas informações importantes?

Qual barbeador vc usa? Qual a lâmina utilizada? Qual sabão ou creme utilizado? 

Como é o processo, toma banho antes de se barbear ou só lava o rosto? Utiliza água quente ou água fria? 

Essas são só algumas questões que podem influenciar!

Faça um resumo para que os amigos do fórum possam te ajudar.

Att,
6 curtida(s) para esse Post:
  • BARBA TRADICIONAL, BarbearClassicoBR, portelalima2007, pqd83309, Rsousa, Sergio D.
(23-06-2024)Rsousa Escreveu: Boa tarde  a todos. No dia seguinte após barbear começo a ganhar foliculite. Tenho a pele sensível. Fica sempre irritada. Alguém con mesmo problema? Noto que piores desde que comecei no barbear clássico

Olá, Rsousa!

O que me causava foliculite era o hábito de fazer a barba no contrapelo. Principalmente de baixo para cima. Era foliculite na certa! Passadas laterais não me causam esse problema.

Depois que abandonei esse hábito, tenho tido resultados excelentes. De vez em quando ainda aparece uma espinha ali outra acolá, mas é normal.
5 curtida(s) para esse Post:
  • BARBA TRADICIONAL, Billy, Flávio Augusto, Gustavo1, Rsousa
Uso a King c gilete. Com lâmina da gilete. Pré barba com prorazo. Depois sabão e pincel e um balm refrescante. Ainda só usei 3 vezes mas noto que piorou. Antes usava lâmina descartável e não ficava tanto com pele irritada e foculite . Nunca experimentei fazer depois do banho
4 curtida(s) para esse Post:
  • BARBA TRADICIONAL, Flávio Augusto, Gustavo1, portelalima2007
(23-06-2024)Rsousa Escreveu: Uso a King c gilete. Com lâmina da gilete. Pré barba com prorazo. Depois sabão e pincel e um balm refrescante. Ainda só usei 3 vezes mas noto que piorou. Antes usava lâmina descartável e não ficava tanto com pele irritada e foculite . Nunca experimentei fazer depois do banho

Lembre-se que não adianta usar o melhor sabão do mundo se a espuma produzida for de má qualidade.

Para que está começando no BT, é necessário muita tentativa e erro até descobrir aquilo que é mais adequado a você. Experimente, por exemplo, fazer a barba após o banho.

Tente outras lâminas.
3 curtida(s) para esse Post:
  • BARBA TRADICIONAL, Flávio Augusto, Rsousa
Olá, Rsousa!

Seja bem-vindo ao barbear tradicional e ao nosso grupo.

Não desanime com essas dificuldades iniciais. Elas são comuns e todos nós já passamos por isso.

Vários são os fatores que, isoladamente ou em conjunto, podem levar à foliculite e à irritação pós-barba. Daí que os conselhos de Sergio, que já tem muita quilometragem no currículo, são muito válidos e devem ser observados.

Como você disse que não tinha esse problema com os cartuchos descartáveis, eu reforçaria a questão do "peso da mão" ao barbear com um safety razor. O King C. Gillette é um aparelho relativamente pesado e você pode estar aplicando nele a mesma força que usava com os aparelhos de plástico, o que leva a uma maior agressão à pele. Digo isso porque aconteceu comigo no início.

Minha dica, então, é que você procure usar uma boa espuma, que proporcione bons deslize e proteção, e diminua a pressão do aparelho/lâmina sobre a pele, aproveitando o próprio peso dele para deixá-lo deslizar sobre o rosto.

Abraços,
6 curtida(s) para esse Post:
  • BARBA TRADICIONAL, Flávio Augusto, Icaros.Wings, otavio84, portelalima2007, Rsousa
Pois tenho de ir tentando. Também me falaram usar pedra ume. Desde já obrigado a todos
1 curtida(s) para esse Post:
  • BARBA TRADICIONAL
(23-06-2024)Rsousa Escreveu: Boa tarde  a todos. No dia seguinte após barbear começo a ganhar foliculite. Tenho a pele sensível. Fica sempre irritada. Alguém con mesmo problema? Noto que piores desde que comecei no barbear clássico
No meu caso melhorou bastante após o barbear clássico. No inicio desisti várias vezes, por causa dos micro cortes, sensação de queimação, etc mas com as dicas dadas a cima e paciência você vai conseguir também. Apesar dos problemas citados, algo que senti logo foi a redução da irritação no pescoço, principalmente depois que aprendi a passar a lâmina na direção do crescimento de pelo.

(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-06-2024 por Billy.)
2 curtida(s) para esse Post:
  • Flávio Augusto, Rsousa
Olá amigo, quando iniciei no barbear tradicional há alguns anos atrás tive o mesmo problema que você está tendo...

Vou te passar aqui algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua técnica até você alcançar um barbear sem irritações.

1) Sempre faça o barbear com a pele limpa.
Eu recomendo você se afeitar logo após tomar um banho morno/quente, pois dessa forma sua pele estará limpa e com os poros abertos, facilitando o processo do barbear. Se puder, é interessante investir em sabonetes específicos para limpeza do rosto, como Neutrogena Deep Clean ou Darrow Actine.

2) Identifique a lamina de barbear que causa menor irritação na sua pele.
Dependendo do material da lamina, você pode ter problemas com irritações. A Bic por exemplo, no meu rosto, causa muita irritação/foliculite. Já no rosto de outras pessoas, funciona bem.
Uma que geralmente é suave e costuma funcionar bem com várias pessoas são: a Supermax , Treet Platinum, Lamix (Turca, Caixa branca)

3) Capriche na preparação da espuma de barbear.
Isso vai favorecer o deslize da lamina no seu rosto e minimizar as irritações. Evite deixar a espuma muito aguada/rala. Procure usar produto suficiente para deixar ela como "clara em neve".

4) Identifique a direção dos seus pelos.
Esse é um dos game changers para um barbear confortável. Passe a mão no seu rosto e sinta as direções onde há resistência do pelo para você identificar a posição de crescimento.

5) Encontre o ângulo ideal e não faça pressão no barbeador
Não faça pressão para cortar a barba. Deixe o barbeador deslizar no seu rosto sem pressionar a pele.

A grande maioria dos barbeadores utiliza o ângulo de 30 graus para corte. A posição errada pode favorecer cortes e irritações. Isso é algo que você vai pegando o jeito com o tempo.
Ou seja, não utilize ele reto no seu rosto, deixa ele levemente inclinado e você verá que cortará mais facilmente.

Comece cortando na direção do pelo, depois passe a espuma novamente e corte na diagonal do seu pelo. Por fim, se sua pele aceitar,  passe a espuma novamente e faça contra o pelo.

6) Após o barbear, passe a pedra hume no rosto. (Pedra Rapozo por exemplo)
Dependendo como foi o barbear, você vai sentir uma leve ardência ao passar a pedra. Isso ajuda no processo de fechamento dos poros e cicatrização da pele.

7) Evite usar pós barba com álcool.
Para pele sensível, você pode ter problema de irritações/vermelhidão ao usar esse tipo de produto. Procure usar um balm com Aloe Vera ou algo específico para pele sensível.

8) Dica extra: Sabonete com Enxofre (Granado) ajuda na cicatrização da pele.
Você pode usá-lo na região da face quando estiver tomando banho.

Deixe sua pele se recuperar para poder fazer a barba novamente, evite fazer a barba com a pele irritada/foliculite pois pode agravar o problema.
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-06-2024 por Luiz.)



usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)